O I Encontro Nacional de Tecnologia Ferroviária, organizado pela Revista Ferroviária em parceria com a ABNT e o Simefre, começou nesta terça-feira, 05/07, debatendo as novas resoluções para o transporte ferroviário de cargas propostas pela Agência Nacional dos Transportadores Terrestres (ANTT).
O engenheiro e gerente de Regulação e Outorgas Ferroviárias da agência, Jean Mafra dos Reis, apresentou em seu trabalho as novas resoluções, que propõem incentivar a interoperabilidade na malha ferroviária brasileira. “A ANTT quer modernizar as normas, mas respeitando os contratos existentes”, afirmou. Segundo Reis, o estímulo a novos investidores na ferrovia, que será iminente com as regras, é uma realidade que já existe e que deverá ser expandida com as resoluções.
O segundo trabalho, apresentado por Mariana Cosenza Lima, do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Ouro Preto, discutiu a sinalização correta para passagens de nível em perímetro urbano, que se caracterizam por serem cruzamentos de alto risco entre ferrovias e rodovias. O painel teve como base o trabalho de pesquisa desenvolvido pela autora no laboratório de Ferrovias e Asfalto da UFOP.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
O terceiro trabalho técnico foi sobre classificação de vias, apresentado por Carlos Alberto Iannoni, gestor de negócios ferroviários da SixEnergy Biofuel Systems. O autor sugere a criação de uma nomenclatura comum e unificada, classificando os segmentos ferroviários de acordo com sua função produtiva.
O último trabalho técnico apresentado no encontro falou sobre tolerâncias dimensionais de via permanente, apresentado pelo engenheiro Rodrigo Muniz de Farias Cordeiro, da Engenharia de Desenvolvimento Avançado da AmstedMaxion. Muniz demonstrou como a simulação dinâmica de sistemas multicorpos pode auxiliar na avaliação da interação do veículo com a via.
Ferrovia e academia
Antes da apresentação dos trabalhos técnicos, autoridades abriram o encontro falando sobre a necessidade de reaproximar a academia da ferrovia e incentivar o transporte ferroviário de cargas e passageiros.
Estiveram presentes o secretário de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes, Marcelo Perrupato; o presidente do Simefre, José Antônio Martins; o presidente-executivo da ANTF, Rodrigo Vilaça; a professora Liedi Bernucci, do departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da USP e o diretor-executivo da Revista Ferroviária, Gerson Toller.
Amanhã, o I Encontro Nacional de Tecnologia apresentará novos trabalhos. O encerramento do evento contará com a presença do secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes.
Seja o primeiro a comentar