A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e a Bahia Specialty Cellulose (BSC) fecharam contrato para o transporte de toretes de madeira destinados à produção de celulose. O acordo prevê o transporte de 40 mil toneladas de madeira por mês.
A madeira será carregada nas cidades de Ouriçangas, no Centro-Norte da Bahia, e Esplanada, na Região Nordeste do Estado. As fontes são áreas de florestas plantadas controladas pela BSC. As viagens de 125 quilômetros e 152 quilômetros, respectivamente, tem como destino o Complexo Industrial de Camaçari, onde a BSC mantém planta de beneficiamento.
Atualmente, o transporte é feito totalmente por caminhões. A opção por ferrovia garante mais economia e segurança à movimentação da madeira. As viagens de trens substituem cerca de 1,4 mil viagens mensal de caminhões nas estradas baianas.
“Este é um projeto piloto. Pretendemos chegar a uma participação relevante do modal ferroviário na logística da nossa matéria-prima e, com isso, ganhar mais segurança e competitividade”, afirma Richard Bierwagen, Gerente de Logística Florestal da BSC.
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“Esse contrato vai incrementar a movimentação de cargas por linha férrea na Bahia. Há uma grande potencial para crescimento no Estado, que tem boa produção de cargas tipicamente ferroviárias como madeira, grãos e minério de ferro”, explica o Gerente-Geral Comercial de Industrializados, André Ravara.
De acordo com Ravara, para atender a BSC, a FCA realizou investimentos para modernizar vagões que serão usados no atendimento da demanda. O objetivo foi deixar a frota mais eficiente e segura. “A reforma está sendo feita na Oficina de Alagoinhas, o que reforça a importância da Bahia nas nossas operações”, afirma.
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