A MPE – Projetos e Montagens Especiais S/A se junta ao corpo de associados da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).
Fundada em 1988, com matriz na cidade do Rio de Janeiro, a MPE experimentou um rápido crescimento e grande diversificação dos seus negócios nos segmentos de engenharia, indústria e agronegócio. No segmento de transporte metroferroviário, a MPE– Projetos e Montagens Especiais S/A tem se posicionado entre as maiores empresas em construções e montagens do país, sempre buscando proporcionar soluções globais e integradas, dentro de conceitos modernos e seguros.
Atualmente a empresa está apostando na produção nacional de trens para monotrilhos. A MPE construirá uma fábrica no Rio de Janeiro, cujo investimento para instalar a primeira linha de montagem será de R$ 15 milhões, podendo chegar a R$ 25 milhões, dependendo da demanda do mercado nacional por monotrilhos. A empresa já tem contrato para produzir 24 trens, num total de 72 carros, para a linha 17 do metrô de São Paulo, a ser operada por monotrilho, além do monotrilho de Manaus (AM). A empresa também tem interesse em desenvolver o monotrilho no Rio de Janeiro.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Segundo Joubert Flores, presidente da ANPTrilhos, o ingresso da MPE solidifica ainda mais o trabalho que já vem sendo desenvolvido pela Associação: “O setor metroferroviário está crescendo e a união das operadoras metroferroviárias, indústrias e entidades do setor na ANPTrilhos retratam o esforço em desenvolver um trabalho conjunto com objetivo de apresentar soluções adequadas à realidade e necessidade de mobilidade urbana em cada uma das cidades brasileiras”.
A Associação, que conta com o apoio da Confederação Nacional do Transporte (CNT), congrega em seu quadro de associados, as operadoras metroferroviárias Metrô Rio, Super Via, Metrô SP, CPTM e Metrô DF. Além das operadoras, também fazem parte da ANPTrilhos a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF); a Associação Nacional da Indústria Ferroviária (ABIFER); a Associação Brasileira de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC); e as empresas fabricantes de equipamentos Siemens, Alstom Brasil, Bombardier e, agora, MPE.
Seja o primeiro a comentar