A Oyamota do Brasil entregou na sexta-feira passada (14/10) o protótipo do vagão GDU, com capacidade para 37,5 toneladas por eixo, para a Vale. Os vagões são uma tecnologia da chinesa Qiqihar Railway Rolling Stock e foram fabricados pelas equipes das duas empresas em Castanhal, no Pará. Os vagões devem ser testados na Estrada de Ferro Carajás durante três meses.
A empresa de estruturas metálicas e calderaria do Pará firmou uma parceria com a fabricante de vagões chinesa há dois anos. No começo deste ano, um grupo da Oyamota foi para a China para conhecer a tecnologia e aprender o seu desenvolvimento. E agora concluíram a montagem dos dois protótipos no Brasil, juntamente com os especialistas da Qiqihar.
Para atender o acordo com os chineses, a Oyamota investiu na construção de um galpão de 7.500 metros quadrados, dentro de sua estrutura. A parceria prevê a transferência da tecnologia chinesa para os brasileiros.
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Em 2007, a Qiqihar vendeu vagões para a Vale.
A Qiqihar Railway Rolling Stock foi fundada em 1935. Atualmente, a empresa pertence à CNR, que estará presente na Feira Negócios nos Trilhos, entre os dias 08 e 10 de novembro, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo.
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