A Vale anunciou nesta segunda-feira (21/11) a reestruturação de sua diretoria. As mudanças incluem novas funções e a troca de três diretores. Humberto Freitas, Galib Chaim e Peter Poppinga são os novos membros da equipe, respondendo, respectivamente, pelas áreas de Logística e Pesquisa Mineral; Implantação de Projetos de Capital; e Metais Básicos e Tecnologia da Informação (TI).
Humberto Freitas é formado em engenharia metalúrgica e tem ampla experiência em logística – foi presidente da Sepetiba Tecon, presidente da Valesul, diretor de Portos e Navegação na Vale e diretor de Operações Logísticas.
Galib Chaim também é engenheiro, com MBA em Gestão Empresarial. Chaim foi diretor industrial da Alunorte e diretor do departamento de Projetos de Carvão, onde liderou projetos em Moçambique, Austrália, Indonésia e Zâmbia. Ele participou da implantação do projeto Carvão Moatize (Moçambique) desde a fase de estudo de viabilidade até o início da operação.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Já Peter Poppinga é geólogo e engenheiro de minas, com especialização em geoestatística. Peter iniciou sua carreira na Vale em 2000, como diretor comercial de Minério de Ferro, passando por Estados Unidos, Bélgica e Suíça, onde presidiu a Vale Internacional por dois anos. Ele ocupou diversos cargos na Vale Inco e, desde 2009, é o vice-presidente de Operações de Metais Básicos na Ásia Pacífico.
Com a reestruturação, Eduardo Bartolomeo ficará responsável pelas áreas de Fertilizantes e Carvão – Bartolomeo era diretor de operações integradas, respondendo pelas operações ferroviárias da companhia. José Carlos Martins ocupará a diretoria de Minério de Ferro e Estratégia. Vania Somavilla responderá pelas áreas de Recursos Humanos, Saúde & Segurança, Sustentabilidade e Energia. E Tito Martins será o responsável pelas Finanças da companhia.
Estão deixando a companhia Eduardo Ledsham, Guilherme Cavalcanti e Mário Barbosa. Ledsham era responsável pela diretoria de Exportação Mineral, Energia e Implantação de Projetos. Cavalcanti era o diretor de Finanças e Relações com Investidores. Enquanto Barbosa respondia pela divisão de Fertilizantes.
Segundo a companhia, as mudanças têm como objetivo definir um modelo de operação com papéis e responsabilidades claros por unidade de negócios, sendo cada diretor executivo responsável pelo planejamento, desenvolvimento de novos negócios, operação, marketing e vendas.
Na quinta-feira (24/11), o diretor-presidente da Vale, Murilo Ferreira, submeterá ao Conselho de Administração as alterações propostas na diretoria executiva da empresa.
Seja o primeiro a comentar