CSR mostra TAV em forma de espada

A empresa China South Locomotive & Rolling Stock (CSR) apresentou um trem em forma de espada que pode atingir velocidades de 500 km/h.


O trem de seis carros foi projetado e produzido pela Sifang Locomotive & Rolling Stock, uma subsidiária da CSR com base na cidade costeira de Qingdao, na província de Shandong. Ma Yunshuang, especialista técnico chefe da CSR, disse que “este é um produto de ponta, inovado de forma independente e abrangente pela CSR, e que adota o sistema de normas técnicas internacionais”.


Seu lançamento não só levou ao surgimento de uma nova plataforma técnica para trens-bala mais rápidos na China, como também estabeleceu uma base sólida para a globalização dos trens-bala, continuou Yunshuang.


O trem de teste baseia-se em revisões do CRH 380A, em colaboração com institutos de pesquisa como o Instituto de Mecânica, a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de Ciências Ferroviárias, a Universidade Jiaotong do Sudoeste, a Universidade Jiaotong de Pequim e a Universidade Tongji. A parte frontal da locomotiva será inspirada em uma espada chinesa com estrutura em forma de cunha, enquanto a parte traseira será em forma de foguete, ajudando a diminuir a resistência e a força de arrasto.


A locomotiva aerodinâmica utiliza muitos materiais de alta tecnologia, que incluem fibra de carbono, liga de magnésio, materiais de isolamento acústico, controle de rede em anel de Ethernet e freio de resistência ao vento.


O peso leve do trem ajuda a aumentar sua rigidez em 22,7%, enquanto os truques resolvem as complexas relações de engate entre vários sistemas graças ao aumento da velocidade por meio da correspondência ótima e cíclica de parâmetros do sistema, disse a empresa. O sistema de tração da locomotiva foi desenvolvido recentemente com uma potência de tração máxima de 22.800 kW, em comparação aos 9.600 kW para os trens CRH 380, atualmente em operação na ferrovia de alta velocidade Pequim-Xangai.


O projeto de desenvolvimento da locomotiva é apoiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e pelo Ministério das Ferrovias, por meio do Décimo Primeiro Programa Quinquenal Nacional de Apoio Tecnológico e pelo Programa Nacional 973.


A CSR está planejando realizar testes abrangentes no laboratório nacional de engenharia de trens-bala. Depois disso, o trem será colocado em operação. A empresa introduziu o CRH 380A em dezembro de 2010. Ele atinge uma velocidade de 486 km/h e agora está sendo utilizado na ferrovia de alta velocidade Pequim-Xangai.

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Fonte: Railway Technology

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