A Usiminas Mecânica anunciou nesta quinta-feira (05/01) que vai ter uma nova fábrica de vagões em Congonhas (MG). A empresa assinou um memorando de entendimento com a RCC Holding para a viabilização do projeto. O acordo prevê que a RCC Holding invista R$ 32 milhões na infraestrutura da nova fábrica e a Usiminas Mecânica recebe a fábrica pronta, arrendando o imóvel por 15 anos. O contrato também prevê que a Usiminas Mecânica compre a unidade a qualquer momento. O superintendente de Fundição e Vagões da Usiminas Mecânica, Jairo Andrade Cruz Junior, explica que essa foi uma opção que a companhia encontrou para não usar capital próprio no momento.
A área de 102 mil m² fica às margens da MG-030 e próxima à linha de bitola mista da MRS, e já conta dois galpões. As obras complementares já estão sendo relizadas pela holding, com construção de cabine de pintura, oficina de testes, refeitório, etc. A previsão é que a fábrica seja inaugurada em maio deste ano, com capacidade para produzir 3 mil vagões/ano, com possibilidade de fabricação de até quatro modelos simultaneamente.
A Usiminas será a fornecedora do aço para fabricação dos vagões e a nova fundição da Usiminas Mecânica, inaugurada em dezembro, dos componentes – como travessas, laterais, hastes de ligação, engates e braçadeiras.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A Usiminas Mecânica já tinha anunciado a intenção de ampliar sua produção de vagões quando inaugurou a fundição em Ipatinga (MG), no mês passado (Usiminas Mecânica inaugura fundição).
Seja o primeiro a comentar