A Amtrak anunciou um plano de renovação, no valor de US$ 151 bilhões, para expandir a capacidade da rede ferroviária do Corredor Nordeste (NEC) nos Estados Unidos.
O plano inclui o desenvolvimento de uma linha ferroviária de alta velocidade de 354 km/h (220 mph) de última geração (NextGen HSR) para reduzir o tempo de viagem entre Nova York e Filadélfia, que é de uma hora e 15 minutos, para 37 minutos.
De acordo com o plano financeiro e de negócios da Amtrak NEC (plano B&F), a empresa revisou suas projeções de custos, número de passageiros e o alinhamento do seu novo corredor de alta velocidade de 438 milhas que foi proposto.
Até 2015, a Amtrak vai adquirir mais 40 carros de passageiros da Acela Express para aumentar a capacidade em 40%. Além disso, também está planejando dobrar o serviço da Acela entre Nova York e Washington, até 2020, com vias e sinais aprimorados, permitindo velocidades de 257,5 km/h (160 mph) para os trens.
A Amtrak pretende melhorar o acesso a Nova York até 2025, com dois novos túneis sob o Rio Hudson e com a ampliação da infraestrutura entre Newark, Nova Jersey e Penn Station.
A linha ferroviária de alta velocidade de última geração reduzirá o tempo de viagem entre Nova York e Filadélfia para 37 minutos. Outros planos incluem a construção de uma linha de alta velocidade entre Nova York e Washington, que deverá ser concluída até 2030, e uma via expressa entre Nova York e Boston, prevista para 2040.
O presidente e CEO da Amtrak, Joe Boardman, disse que a região da NEC é uma potência econômica dos EUA e está enfrentando uma grave crise, com uma rede de transportes multimodal antiga e congestionada que, habitualmente, opera com toda a sua capacidade ou muito perto disso nos principais segmentos.
Com um aumento esperado na população de 30% até 2050, devemos ir além da mera preservação e reabilitação do sistema atual e alcançar uma nova visão para aumentar o crescimento e a capacidade do transporte, Boardman disse.
O gerente da Administração Ferroviária Federal (FRA – Federal Railroad Administration), Joseph Szabo, disse que, diariamente, cerca de 2.100 trens de passageiros e 50 trens de carga utilizam o Corredor Nordeste.
A FRA lidera um processo colaborativo que envolve todas as partes interessadas que produzirão uma visão abrangente, necessária para manter o ritmo das demandas de uma população em crescimento, disse Szabo.
O plano de investimentos para o corredor ferroviário de passageiros (PRCIP), liderado pela FRA, desenvolverá um novo plano de serviços de longo prazo e uma análise ambiental relacionada a ele para criar um plano de investimento da NEC para os próximos 30 anos.
Seja o primeiro a comentar