A Argélia vai alocar 127 bilhões de dinares (US$ 1,58 bilhão) à Companhia Nacional de Transportes Ferroviários (SNTF, na sigla em francês) para a realização de investimentos até 2015. O dinheiro será utilizado na renovação e desenvolvimento do material rodante, de acordo com o chefe do Departamento de Desenvolvimento Material da empresa estatal, Fernane Hakim.
Ele acrescentou que o programa tem dois eixos: a reabilitação e modernização de equipamentos existentes e a aquisição de novos.
A companhia pretende lançar uma licitação para compra de 30 novas locomotivas diesel-elétricas, sendo quatro aquisições em 2013, quinze em 2014 e onze em 2015.
Além disso, a empresa deverá adquirir 67 veículos de transporte de passageiros de diferentes tipos, como bondes, carros elétricos e vagões leitos para composições noturnas.
Para o transporte de cargas, o país pretende comprar locomotivas elétricas bivolt e 380 vagões com capacidade de 60 toneladas para granéis sólidos.
O plano inclui ainda a instalação de sistemas de segurança e sinalização, além da reforma de parte da frota existente.
A SNTF estima que o tráfego de passageiros vai chegar a 84 milhões por ano em 2015, um aumento de 160% sobre o fluxo atual, e o de cargas a 13 milhões de toneladas, um crescimento de 190% na mesma comparação.
Seja o primeiro a comentar