Fiscalização da Lei do Descanso é adiada por seis meses

A fiscalização da chamada Lei do Descanso – que determina que intervalos regulares a caminhoneiros – foi adiada por seis meses. Uma resolução aprovada na tarde desta quarta-feira (12) pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) recomenda que as inspeções sejam realizadas apenas em estradas que ofereçam condições aos caminhoneiros para cumprir a norma. Entretanto, a lista com as estradas adequadas só deve ser divulgada em 180 dias, com publicação em Diário Oficial.


De acordo com nota divulgada pelo Ministério das Cidades, a recomendação foi motivada pela “dificuldade, no contexto atual”, do cumprimento dos períodos de descanso, porque um “grande número de vias federais” não conta com pontos de parada que garantam a segurança do motorista profissional. De acordo com a Lei do Descanso, os motoristas profissionais deve parar por meia hora a cada quatro horas ao volante e por 11 horas seguidas entre dois dias de trabalho.


A lista das rodovias adequadas – e que serão fiscalizadas – será preparada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e pelo Ministério dos Transportes. De acordo com nota, as estradas devem “ter condições sanitárias e de conforto para repouso e descanso do motorista profissional, com alojamentos, refeitórios das empresas ou de terceiros”.


Uma das organizações que pressionou pelo adiamento, o Movimento União Brasil Caminhoneiro (MUBC) informou que a categoria deve continuar negociando com o governo, com vistas a alterar pontos da norma. Segundo o líder do MUBC no Paraná, Neori Leobet, a intenção é modificar os intervalos definidos pela Lei do Descanso.


“Por questões de segurança, o ideal é que o caminhoneiro descanse por oito horas entre um dia de trabalho e outro. Mas ele [o caminhoneiro] só deve parar se houver condições para isso. A preocupação de todos é com a segurança”, disse.


Em entrevista à Agência Estado, o deputado federal Nelson Marquezelli (PTB-SP) disse que o período do adiamento é suficiente para que a lei possa ser “adequada à realidade”. Ele informou que entrou com um pedido para a criação de uma comissão a rever a Lei 12.619, que deve ser aprovada na próxima semana e iniciar os trabalhos em 7 de outubro. A expectativa do parlamentar é que a nova versão seja aprovada na Câmara dos Deputados até dezembro.


“O Brasil pararia”


Segundo o líder paranaense do MUBC, os caminhoneiros comemoram o adiamento do início da fiscalização da lei. Segundo ele, da maneira como foi aprovada, a norma reduziria em até 40% o número de veículos de carga em circulação e provocaria o aumento do frete.


“O Brasil pararia. Ia começar a faltar produtos, combustível. Não somos contra a lei, mas tem que haver segurança para o cumprimento”, disse.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Gazeta Maringá

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*