Uma das mais estratégicas linhas de metrô de São Paulo, por se integrar a seis sistemas metroferroviários, a Linha 4-Amarela completa nesta terça-feira, dia 16 de outubro, um ano de operação comercial plena. Há um ano, as seis estações Luz, República, Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Butantã passaram a atender ao usuário no horário pleno, de domingo a sexta-feira das 4h40 à meia-noite e sábado das 04h40 até 1h00 da madrugada.
Nestes últimos 12 meses, foram transportados 160,3 milhões de passageiros, quantidade suficiente para lotar o Estádio do Morumbi por 2.666 vezes. O recorde de movimentação ocorreu na última quinta-fei ra, dia 11 de outubro, quando 677 mil passageiros passaram pelas seis estações da linha.
Durante o primeiro ano de operação, os 14 trens da Linha 4-Amarela fizeram 229.962 viagens e percorreram uma distância de 2,3 milhões de quilômetros. Com essa quilometragem seria possível ir e voltar 63 vezes até Seul, na Coreia, onde os trens foram construídos.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Toda essa movimentação é monitorada diariamente por um sistema de câmeras, que garante a tranquilidade do usuário. No total, mais de 400 câmeras estão instaladas nas seis estações, no Pátio Vila Sônia, e no interior dos trens. Esse monitoramento permite que a equipe do CCO (Centro de Controle Operaciona l) acompanhe as imagens em tempo real da viagem do usuário nas estações e dentro dos trens.
Reconhecida por sua tecnologia inovadora, a Linha 4 – Amarela foi a primeira da América Latina a operar com o sistema driverless, que permite operação automática, garantindo mais segurança e agilidade. Hoje, considerando o número de passageiros e de estações, a Linha 4-Amarela é a linha driverless mais movimentada em todo o mundo, com um transporte médio de 110 mil usuários por estação/dia.
“Completar o primeiro ano de operação comercial é um grande orgulho para a ViaQuatro, pois representa a superação de muitos desafios, como a implanta& ccedil;ão do sistema driverless. Fomos os pioneiros nesta tecnologia no País e a implementamos com sucesso numa linha fundamental para o sistema de transporte da cidade de São Paulo e com um número de passageiros crescente”, afirma o diretor de Atendimento da ViaQuatro, Claudio Andrade.
A tecnologia também está presente no projeto de mídia digital implantado nas estações e no interior dos trens por meio do qual os usuários recebem as notícias mais importantes do dia. Além de 48 monitores na parte interna dos carros, a ViaQuatro lançou nas estações uma iniciativa inédita no Brasil com telas de grandes formatos (videowalls). Desenvolvido pelo Terra, o projeto de videowall está operando em fase de testes na estação Pinheiros e deverá ser instalado nas demais estações da Linha 4 – Amarela até o fim deste ano. A tecnologia avançada permite que as telas mostrem, ao mesmo tempo, conteúdos iguais ou diferentes.
Aprovação dos usuários
A principal conquista da ViaQuatro no primeiro ano de operação, sem dúvida, é a aprovação de seus usuários. A Linha 4-Amarela foi aprovada por 89% dos passageiros de transporte público na cidade de São Paulo e região metropolitana, segundo pesquisa divulgada no início deste ano pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos). O mesmo levantamento indicou que os usuários consideram a Linha 4 a melhor de todo o sistema metroviário de São Paulo.
Curiosidades
• O total de passageiros transportados pela Linha 4-Amarela conseguiria lotar o Estádio do Morumbi por 2.200 vezes.
• Com a distância percorrida pelos trens da ViaQuatro, seria possível ir e voltar 63 vezes até Seul, na Coreia, onde foram construídos.
• A Estação Paulista é a mais profunda de todo o sistema metroviário. Do nível da rua à plataforma, fica a cerca de 40 metros abaixo da superfície, altura equivalente a um prédio de 13 andares.
• A Linha 4-Amarela é a linha driverless mais movimentada em todo o mundo, considerando-se a relação número de passageiros x quilômetros.
• Desde que foi inaugurada, a Linha 4 se tornou ponto turístico da cidade. Comerciais, cenas de novelas, fotos para casamento e até editoriais de moda já foram realizados nas estações.
• A Linha 4-Amarela foi eleita um dos 100 projetos de infraestrutura mais inovadores do mundo pela publicação Infrastructure 100 World Cities Edition.
Histórico
Em 25 de maio de 2010, foi entregue o primeiro trecho da Linha 4-Amarela, entre as Estações Faria Lima e Paulista, com integração gratuita com a Linha 2-Verde. No dia 28 de março de 2011 foi inaugurada a Estação Butantã, a terceira da linha. Em 16 de maio entrou em operação a Estação Pinheiros e, no dia 3 de junho, iniciou-se a integração gratuita com a Linha 9-Esmeralda da CPTM.
As duas últimas estações da primeira fase, República e Luz, foram inauguradas simultaneamente no dia 15 de setembro de 2011. Cerca de um mês depois, no dia 16 de outubro, a Linha 4-Amarela passou a operar em horário integral em suas seis estações.
Na segunda etapa, prevista para ser concluída a partir de 2014, serão entregues as estações Fradique Coutinho, Oscar Freire, Higienópolis-Mackenzie, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia. Com a conclusão desta fase, a demanda da Linha 4-Amarela é estimada em cerca de 1 milhão de passageiros por dia.
Seja o primeiro a comentar