Ministério Público determina reparos em linha da ALL

A América Latina Logística, concessionária que administra a ferrovia na região noroeste paulista vai ter que realizar obras de reparo no trecho entre Fernandópolis (SP) e Três Fronteiras (SP). A decisão é da Justiça Federal de Jales (SP).


De acordo com o Ministério Público Federal, há falta de estrutura das passagens de nível em vários pontos, o que coloca em risco a população e o meio ambiente. A determinação pede ainda que todas as ações sejam fiscalizadas pela agência nacional de transportes terrestres. O barulho causado pelas buzinas dos trens também foi apontado e classificado como poluição sonora.


A ALL terá 90 dias para cumprir as determinações. Em caso de descumprimento, será aplicada uma multa de R$ 20 mil por dia. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) terá de fiscalizar in loco as condições de segurança e trafegabilidade de todos os trechos da ferrovia na região.


Em nota, a A ALL diz que ainda não intimada da decisão, mas esclarece que, desde que assumiu a concessão da Brasil Ferrovias, em 2006, vem melhorando as condições da malha ferroviária paulista, aumentando a segurança e a produtividade do transporte ferroviário.


A nota ainda diz que a ALL está investindo na região de Jales aproximadamente cinco milhões de reais em melhorias da malha férrea. Estão sendo trocados 25.729 dormentes, mais de 9 mil metros de trilhos e 26 mil grampos de fixação, além do nivelamento mecanizado de 35 mil metros da via.


 


RF – Leia na íntegra a nota enviada pela ALL à Revista Ferroviária:


“A América Latina Logística informa que ainda não foi intimada da decisão, mas esclarece que, desde que assumiu a concessão da Brasil Ferrovias, em 2006, vem melhorando as condições da malha ferroviária paulista, aumentando a segurança e a produtividade do transporte ferroviário. Até 2011, a ALL investiu mais de 1,8 bilhões de reais na recuperação da malha, compra de vagões e novas tecnologias para o transporte ferroviário. Esse valor representa um aumento de mais de 230% se comparado à gestão da Brasil Ferrovias, de 1999 a 2005.


Só em 2012, a ALL está investindo na região de Jales aproximadamente cinco milhões de reais em melhorias da malha férrea. Estão sendo trocados 25.729 dormentes, mais de 9 mil metros de trilhos e 26 mil grampos de fixação, além do nivelamento mecanizado de 35 mil metros da via.”

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Fonte: G1 Rio Preto e Araçatuba

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