33ª Edição · Prêmio Revista Ferroviária
Vote no Prêmio RF 2026!
Faça parte do Colégio Eleitoral
Clique e Cadastre-se
revistaferroviaria.com.br

Linha para Cumbica ficará pronta só depois da Copa

O trem que vai ligar o aeroporto de Guarulhos a São Paulo não vai ficar pronto para a Copa do Mundo, que será realizada em julho de 2014, de acordo com o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Mário Manoel Bandeira. De acordo com ele, as obras só começarão em fevereiro de 2013 e levarão de 18 a 24 meses. “O trem não consegue ficar pronto para a Copa, ainda estamos discutindo os detalhes da licitação”, afirmou. Ele lembrou que mesmo construída em via elevada a obra é complexa e precisa atravessar o parque linear do Tietê.


O investimento para a construção da linha está estimado em cerca de R$ 1,2 bilhão. A linha, denominada 13-Jade terá 11,5 quilômetros de extensão, vai transportar 120 mil passageiros por dia na primeira fase, que prevê a construção da estação do aeroporto, ampliação da Engenheiro Goulart, na Linha 12-Safira, e a construção da estação Cecap-Guarulhos.


Em entrevista ao Valor, Bandeira lembrou ainda que o governo de São Paulo mantém conversas com a concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos, que está assumindo a administração do aeroporto, para definir o melhor local da estação. “Havia um local reservado entre os terminais 1 e 2. Há documentos que comprovam isso, mas eles dizem que não sabiam do projeto e reservaram o espaço para outra finalidade”, afirma.


De acordo com Bandeira, a concessionária reservou espaço próximo ao Terminal 4, que hoje atende apenas a WebJet, e fica dois quilômetros distante dos terminais 1 e 2, que são os mais movimentados e darão acesso ao terminal 3, que está em construção. Para o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, a concessionária precisa explicar seu projeto. “Não é proposta nossa a construção da estação longe dos principais terminais. Eles é que têm de explicar”, afirma. De acordo com ele, o governo de São Paulo pediu licença da concessionária para começar os trabalhos até o fim do mês no local inicialmente previsto para a estação entre os terminais 1 e 2. “Aguardamos a resposta deles”, disse, após participar de feira sobre o setor metroferroviário.

As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.

Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.

Assinar agora

A concessionária afirma que colabora com a CPTM para a definição do “local mais adequado” para a construção da futura estação da Linha 13-Jade. Após definição do local, a empresa prevê construir um sistema de mobilidade interna que levará os passageiros da estação aos terminais. De acordo com a empresa, há um sistema de monotrilho em estudo, previsto no plano diretor do aeroporto, com capacidade adequada à demanda projetada pela CPTM. O investimento estimado é de US$ 40 milhões, mas a previsão é que o projeto fique pronto somente em 2016.


Enquanto a CPTM e a concessionária ainda definiram o melhor local para a estação, Bandeira lembra que o projeto da CPTM deixou de prever o trem expresso, como o projeto original. O deslocamento entre o aeroporto e a Estação Engenheiro Goulart, na zona leste paulista, deve demorar cerca de 20 minutos. A previsão inicial do projeto era que esse fosse o tempo até o centro da cidade, que só deve ser alcançado na segunda fase.


O projeto de trem expresso, segundo o secretário Jurandir Fernandes, foi descartado por causa da construção do trem de alta velocidade que vai ligar Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. O trem-bala têm estações previstas no aeroporto de Guarulhos e na região central de São Paulo. O governo federal e paulista assinaram termo de cooperação para estudos conjuntos para definição dos melhores lugares para a estação. “Estudamos a articulação entre o trem-bala e os trens regionais que vão para Jundiaí, ABC e Santos, previstos pelo governo de São Paulo”, confirmou ontem o presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo.


O governo de São Paulo quer que a estação fique na Água Branca, na zona oeste paulistana, onde haveria conexão com a CPTM e com a futura Linha 6-Laranja (Brasilândia-São Joaquim). “Também estudamos a possibilidade de ter mais de uma estação na cidade”, afirmou Figueiredo.


Outra linha prometida como legado da Copa, mas que não ficará pronta para o mundial de 2014 é a 17-Ouro, que vai ligar o aeroporto de Congonhas à estação Morumbi, da CPTM. “Não estamos garantindo para a Copa. Trabalhamos para que fique pronto até dezembro de 2014”, reafirmou ontem o secretário. Sem novos transportes de massa para o mundial, a ligação dos aeroportos com o centro da cidade e o estádio Itaquerão, na zona leste, será feito por linhas especiais de ônibus. “Em dias de jogos teremos 25 a 30 linhas especiais para levar os torcedores”, afirma Fernandes.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*