As empresas Caramuru Alimentos, Eldorado Brasil Celulose e Rumo Logística são as finalistas da categoria Melhor Cliente do Prêmio Revista Ferroviária 2013. As empresas inscreveram seus cases e participam da votação online do Prêmio RF que começou no final de janeiro e vai até 22 de fevereiro.
A Caramuru iniciou suas operações multimodais em 1996, com as operações na hidrovia Tietê-Paraná, com investimentos no transbordo hidroviário em São Simão (GO), transbordo ferroviário em Pederneiras (SP), cinco locomotivas, 120 vagões e dois armazéns no porto de Santos. Com a operação multimodal, a empresa teve economia de mais de 15% em relação ao transporte rodoviário direto. Em 2012, a Caramuru movimentou 1,1 milhão de toneladas de soja em grãos, milho em grãos e farelo de soja dos estados de Goiás e Mato Grosso.
A Eldorado Brasil é um dos mais recentes clientes da ferrovia, iniciando suas operações na fábrica de celulose de Três Lagoas (MS) no final do ano passado. A empresa investiu R$ 800 milhões na estrutura logística que envolve transporte hidroviário, ferroviário, terminais multimodais e terminais portuários, para transportar sua produção que será de 1,5 milhão de toneladas/ano. Foram adquiridas 31 locomotivas e 450 vagões tipo FTT 88 t, com módulos móveis que permitem acesso total durante as operações de carga e descarga com pontes rolantes ou empilhadeiras.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A Rumo Logística, braço logístico do grupo Cosan, inaugurou em 2012 um novo terminal em Itirapina (SP), com carregamento automatizado de açúcar a granel em trens com até 120 vagões, em seis horas de operação. Para suportar essa operação, foi construída uma pera ferroviária de cinco quilômetros e desenvolvido um sistema customizado de automação de todo o processo de carregamento, trabalhando em conjunto com a velocidade ajustada no computador de bordo das Locomotivas GE AC44. A carga segue do interior de São Paulo até o porto de Santos. A empresa também investiu na compra de 50 locomotivas e 929 vagões.
Os assinantes da Revista Ferroviária e os cadastrados até 15 de novembro de 2012 para receber a newsletter já receberam suas senhas e podem votar. Para escolher os melhores do setor metroferroviário de 2012 basta acessar o link www.revistaferroviaria.com.br/votacao/eleitor_login.asp e colocar o login e senha que foram enviados por e-mail.
Os vencedores do Prêmio Revista Ferroviária 2013 serão premiados no dia 26 de março, durante um jantar em São Paulo.
Clique no link abaixo e adquira seu convite:
https://revistaferroviaria.com.br/premio2013/convites.asp
Seja o primeiro a comentar