Após constantes reclamações dos moradores próximos a Avenida São Judas em Montes Claros(MG), no bairro de mesmo nome, a prefeitura iniciou na tarde desta sexta-feira (08/02) um trabalho de limpeza nos arredores da via.
A avenida é uma importante via de ligação entre os bairros da zona sul ao centro da cidade. A linha férrea da Ferrovia Centro Atlântica (FCA) contorna a via, e no espaço entre a rua e os trilhos é grande a quantidade de lixo e entulho acumulados.
A dona de casa, Joana Soares mora no bairro São Judas há mais de 40 anos. Ela afirma que o problema da via é antigo e que o lixo que é jogado á beira da linha incomoda muito os moradores da região.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
“Essa semana mesmo estava um mau cheiro terrível vindo para minha casa. Não sei onde o povo arruma tanto lixo para jogar aí. A limpeza vai beneficiar todos”, afirma a dona de casa.
A professora Marlene Lopes de Souza mora próximo à avenida há mais de 20 anos. Ela diz que, por algumas vezes, o volume de lixo na via era tão grande que teve que tomar providência por conta própria.
“Já paguei um profissional para fazer a limpeza do local, mas vejo que não adiantou muito. O pessoal vem sempre e joga lixo. É questão de educação mesmo”, afirma a professora.
Segundo o secretário de infraestrutura e serviços urbanos, Jason Souza, a limpeza no local realmente é necessária. ” Estamos atendendo uma soliciatação da população pois o local realmente estava muito sujo, mas a responsabilidade de cuidar da limpeza é da Ferrovia Centro Atlântica (FCA). O secretário disse ainda que por enquanto será feito apenas a limpeza do local, mas que existe projetos a longo prazo para uma melhor urbanização da via.
A assessoria de imprensa da FCA informou que a responsabilidade da empresa compreende apenas a linha férrea e que a limpeza estende–se a seis metros de cada lado da linha. Ainda segundo a assessoria a empresa realiza mutirões em torno da linha férrea, mas a própria população volta a jogar lixo no local.
Seja o primeiro a comentar