O Governo português obteve aprovação da Comissão Europeia para avançar com um novo projeto ferroviário de alta velocidade que ligará Lisboa a Madrid, com o objetivo de aumentar o tráfego de passageiros e mercadorias entre as duas capitais.
O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, confirmou, em declarações escritas à TVI, que o projeto foi reformulado e obteve a concordância de Bruxelas. O governante indicou também que a estatal Parpública firmou um empréstimo com vários bancos no valor de 600 milhões de euros, assumindo assim a linha de crédito que inicialmente estava destinada ao consórcio Elos, que iria construir a linha no troço entre as localidades de Poceirão e Caia.
“A reformulação do anterior projeto Lisboa – Madrid, refocalizando-o nas mercadorias e reduzindo significativamente a despesa envolvida, foi negociada com Bruxelas, tendo merecido a concordância por parte da Comissão Europeia”, indicou o ministro Vítor Gaspar, citado pela TVI.
O governante revelou ainda que a comparticipação comunitária para pagar a infra-estrutura ferroviária foi reforçada. Em vez dos 25% que estavam garantidos, o Governo indica agora que será possível a nova linha de alta velocidade obter um financiamento da União Europeia de até 85%.
Seja o primeiro a comentar