Dois novos equipamentos e um único objetivo: sustentar o crescimento da MRS nos próximos anos. Essa é a síntese do investimento que a empresa acaba de fazer na aquisição da mais moderna esmerilhadora de trilhos do mundo e de uma nova desguarnecedora de lastro a vácuo que serão utilizadas na manutenção da via. O total investido, em torno de R$ 53 milhões, está previsto no Plano Diretor sendo considerado estratégico para a empresa. É certo que os equipamentos não garantem por si o aumento de produção, mas com eles a empresa ganha em agilidade nos serviços, refletindo no aumento da disponibilidade da via para a circulação dos trens, ampliação da vida útil dos trilhos e redução de custos.
Provenientes dos Estados Unidos onde foram fabricados de acordo com as especificações técnicas e orientações das equipes de Engenharia e Via da MRS, os equipamentos já desembarcaram no Brasil e entram agora em fase complexa de montagem, treinamento dos profissionais próprios e operação assistida. Em abril, inauguram uma etapa de novos e estratégicos processos para a manutenção da via permanente. “Os novos equipamentos não substituem os antigos que continuarão na ativa, ampliando o alcance das ações de manutenção da via”, explica o Consultor Ferroviário Fernando César de Moura e Silva, da Gerência de Engenharia da Malha.
Para Camilla Baio, Analista de Planejamento, da Gerência Geral de Projetos, a aquisição dos equipamentos exigiu um esforço conjunto e integrado de várias áreas que se mobilizaram e se apoiaram para que a operação fosse bem-sucedida. “Foi um aprendizado importante para todos nós, um trabalho e integrou áreas distintas, como as equipes de Engenharia, de Projetos, Suprimentos e Tributário. O bom resultado é decorrente deste esforço coletivo e integrado”, reforça.
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A desguarnecedora
Não é preciso muito esforço para descobrir os benefícios que podem resultar da utilização de um equipamento que faz, com 112 horas de bloqueio de linha, o trabalho que 50 homens levariam 880 horas de bloqueio para realizar. Pois este é um dos grandes trunfos da nova desguarnecedora de lastro a vácuo. “Além da alta tecnologia empregada, o equipamento tem como diferencial a funcionalidade de realizar o trabalho de limpeza e remoção do lastro em ambientes confinados”, acrescenta o Consultor ao explicar que hoje estes locais só estão acessíveis para a realização de trabalho manual – que enfrenta obstáculos como o tempo prolongado de bloqueio e a escassez de mão-de-obra. A nova desguarnecedora será utilizada inicialmente nos túneis da Ferrovia do Aço e da Serra do Mar.
A esmerilhadora
O esmerilhamento aumenta a vida útil dos trilhos reduzindo custos com a substituição e garantindo maior disponibilidade da via para o tráfego ferroviário. O modelo da nova esmerilhadora adquirida pela MRS é o mais sofisticado do mundo. Totalmente automatizada, ela faz o serviço em menos da metade do tempo que a atual, com 11 anos de uso, realiza. “Como o processo de gerenciamento dos perfis é todo automatizado, isso garante que o perfil do trilho vai estar plenamente adequado ao perfil da roda, determinado pelo estudo Roda Trilhos”, afirma o Consultor Fernando Silva.
O novo equipamento é composto de oito vagões (cabine, carro de força, três carros esmerilhadores, dois tanques com capacidade para 90 mil litros cada e carro suporte), totalizando 170 metros de extensão.
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