A MRS Logística S/A, com sede em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, deve investir R$ 1,066 bilhão neste ano, montante alinhado com o de 2012. A maior parte dos investimentos será direcionada para a malha da companhia e para a aquisição de material rodante e oficinas.
Em comunicado enviado ao mercado ontem via Bovespa, a companhia também informa que os acionistas aprovaram um orçamento com receita bruta de R$ 3,701 bilhões para 2013. Além disso, a MRS divulgou que, em 2012, registrou lucro líqüido de R$ 440,1 milhões, queda de 15,5% em comparação com o resultado de 2011 (R$ 520,9 milhões).
Sobre o plano de investimentos para este ano, do total de R$ 1,066 bilhão, 43,2% – ou R$ 461 milhões – serão aplicados na malha da companhia, 30,9% – R$ 329 milhões – na compra de material rodante e oficinas, 16,3% – R$ 174 milhões – em sistemas de eletroeletrônica e o restante, 9,6% – R$ 102 milhões – em programas de saúde, meio ambiente, segurança e outras áreas.
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De acordo com o comunicado enviado ao mercado, o custeio dos investimentos previstos para 2013 será atendido com recursos do caixa próprio, sendo parte (R$ 209 milhões) proveniente da metade do lucro de 2012, e o restante com financiamentos. A companhia informa, ainda, que eventuais mudanças no montante dos investimentos previstos para o exercício podem acontecer em função de novas demandas que possam surgir.
Em relação ao orçamento de custeio das operações para este exercício, os acionistas estimam e aprovaram um total de R$ 2,343 bilhões, sendo R$ 1,141 bilhões variáveis de longo prazo, R$ 487 milhões de curo prazo, R$ 294 milhões com custos fixos e R$ 421 milhões em depreciação.
Resultado
Apesar do lucro ter caído, a receita líquida da companhia em 2012 foi a maior desde 2007, somando R$ 2,989 bilhões. Na comparação com a do exercício anterior (R$ 2,862 bilhões), houve um aumento de 4,5%. Na mesma comparação, o Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) totalizou R$ 1,117 bilhão contra R$ 1,185 bilhão, redução de 5,8%.
Recentemente foi divulgado que a MRS assumirá o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental, além do projeto executivo do FerroAnel. Trata-se de um anel ferroviário destinado ao transporte de cargas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e que permitirá, no médio prazo, a liberação de trens para o transporte de passageiros na região.
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