O Governo francês e a autoridade do transporte de Ile-de-France, STIF, anunciaram uma estratégia de dez pontos para melhorar a confiabilidade da rede ferroviária que cobre Paris e suas redondezas. Um total de sete bilhões de euros será investido até 2017, dois mil destinados à rede das proximidades RER, além de diversos projetos do metrô que foram confirmados no último 6 de março.
Com o objetivo de amenizar a linha A do RER, serão investidos 1,1 milhões de euros na ampliação da linha E para o oeste, de Haussmann-Saint Lazare para La Défense e Mantes-la-Jolie. A previsão é que as obras comecem em 2015, enquanto que a inauguração aconteceria em 2020.
Para a atual rede RER foram designados novecentos milhões de euros para executar planos de ação em cada rota desenvolvida pela STIF em parceria com RATP, RFF e SNCF. Estes planos incluem a resinalização, modernização do fornecimento elétrico, junções segregadas e instalações adicionais para manobras, além de melhorias no material rodante, tudo encaminhado para melhorar a flexibilidade operacional.
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RFF e SNCF irão investir entre quatrocentos e quinhentos milhões de euros na melhoria da qualidade do serviço, com medidas a curto prazo para providenciar a renovação de estações, modernização de sistemas de sinalização e reforço da segurança. Serão instaladas mais valetas de proteção ao longo das linhas. Também, será melhorada a confiabilidade do material rodante implantando sistemas de diagnóstico remoto nas unidades das linhas C e D, com novas instalações de manutenção para que os trens fiquem mais próximos delas quando necessário.
Plataformas adicionais
As iniciativas para melhorar o rendimento da rede incluem a substituição dos componentes eletrônicos de sinalização e plataformas adicionais para melhorar os fluxos de tráfego.
RFF e SNCF desenvolveram acordos conjuntos para o planejamento e realização de projetos de infra-estrutura, o que reflete a “excepcional complexidade” da rede de Ile-de-France. Do mesmo modo, foram instruídos para começar as obras criando uma organização única de gerenciamento da infra-estrutura para a região, responsável pela exploração, manutenção da infraestrutura e a modernização.
Interrupções do trânsito
No próximo mês de outubro será introduzida a gestão unificada na linha B RER, gerenciada atualmente de forma conjunta por RATP e SNCF. Um grupo de trabalho informará a meados deste ano sobre como conseguir isto na linha A.
Por outro lado, foram estabelecidos procedimentos para enfrentar a interrupção do trânsito após os suicídios, dos quais acontecem mais de 450 por ano na rede de Ile-de-France. Como parte do plano de ação 2013-14, com um orçamento de trinta milhões de euros, RFF irá investir nove milhões de euros para abordar o problema do roubo de cobre, incluindo sistemas de alarme para proteger os pontos mais vulneráveis, enterrando os cabos e desenvolvendo alternativas para o cobre.
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