O maior debate técnico do setor ferroviário de carga do Brasil – o Encontro de Ferrovias – evento que será realizado na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória (ES), nos dias 7 e 8 de agosto, contará com a presença do ministro dos Transportes, César Borges na cerimônia de abertura, que ocorrerá na manhã do dia 7.
Em sua quarta edição, neste ano o evento terá como tema central o “Sistema Ferroviário: Produtividade e Segurança Operacional”. Mais de 400 pessoas, entre gestores, engenheiros, técnicos, especialistas, analistas ferroviários, professores, estudantes, fornecedores, clientes das ferrovias e representantes de ANTT, DNIT e Valec já estão inscritos.
A programação do encontro será dividida em palestras, debates e apresentação de cases de sucesso e dos trabalhos inscritos. A grade de palestras e discussões técnicas está alinhada com o objetivo do evento, que é o de promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências sobre as tecnologias utilizadas nas ferrovias brasileiras para aumentar a segurança, a produtividade e a qualidade dos serviços.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Programação
No dia 7 de agosto, pela manhã, estão previstas palestras com o presidente-executivo da ANTF, Rodrigo Vilaça; o governador do ES, Renato Casagrande; o reitor da UFES, Reinaldo Centoducatte e o diretor de engenharia da Vale, Roberto Biasi.
À tarde, das 14h às 15h30min, Petrobras Distribuidora; IAT Fixações Elásticas, Vossloh, Laird Technologies, GE, Progress Rail e a Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias (ANEOR), patrocinadoras do encontro, falarão sobre seus produtos e serviços.
Das 16h às 18h, os autores dos projetos selecionados pela comissão técnica do Encontro de Ferrovias apresentarão seus trabalhos sobre tecnologias aplicadas às ferrovias. Haverá cinco salas, onde concomitantemente serão tratados temas diferentes relacionados à tecnologia. Além das sessões técnicas, também serão realizadas sessões gerais e plenárias para debate.
No dia seguinte, 8 de agosto, o evento inicia novamente com palestras. Entre os painelistas estarão o secretário da Secretaria de Estado e Desenvolvimento do ES, Nery Rossi; o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Vicente Abate; o presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Joubert Flores; o superintendente da Superintendência de Infraestrutura e Serviços de Transportes Ferroviário de Cargas da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), Jean Mafra e o diretor de operações da Valec, Bento José de Lima. Na sequência, das 13h30min às 15h10min, prosseguem as apresentações dos patrocinadores, seguida por nova rodada de sessões técnicas.
A gerente técnica da ANTF, Juliana Morgado, afirma que o Encontro de Ferrovias é uma oportunidade importante não só para quem já atua na área, mas também para quem tem interesse em se inserir nesse mercado. “A estimativa é de que até 2014 mais de 7,5 mil novas vagas serão abertas no setor. Este encontro é ideal para quem está interessado em uma boa carreira para o futuro”, justifica Juliana.
O presidente-executivo da ANTF, Rodrigo Vilaça, destaca que estes encontros, historicamente, têm trazido resultados importantes para o desenvolvimento de novas tecnologias, pois o evento reúne os principais experts das concessionárias de ferrovias, além de especialistas da área acadêmica. “A troca de informações e conhecimento é tão rica que sempre surgem novas ideias ou adaptações e aperfeiçoamento do que já está em uso. Além disso, o evento facilita o networking entre fornecedores, clientes, professores, profissionais da área e estudantes”, enfatiza Vilaça. Para o executivo, o fato de o evento ser realizado em uma Universidade também é um grande diferencial. “O envolvimento acadêmico leva um viés mais científico para o encontro”, complementa.
Para fazer sua inscrição e acessar a programação preliminar do evento acesse o hotsite: www.otmeditora.com.br/encontrodeferrovias
Be the first to comment