CAMC, China Railway e Yapilo conseguiram contratos para a construção de uma linha ferroviária de 148 quilômetros na região central da Bolívia, com um investimento de US $ 250 milhões, financiado pela La Paz.
A construção do projeto ferroviário, que foi dividido em três seções, está prevista para ser concluída em dois anos.
O primeiro e segundo trecho vão custar US $ 104 milhões e US $ 83 milhões, respectivamente, enquanto a terceira parte, que envolve a construção de pontes, vai custar US $ 47 milhões. O restante dos recursos será usado para inspecionar e supervisionar o projeto ferroviário.
A linha ferroviária planejada será executada para Bulo Bulo, cidade na província central de Cochabamba, com conexão com outra linha em Santa Cruz para facilitar a transferência de uréia e amônia a partir de uma planta petroquímica em Bulo Bulo para o Brasil e Argentina. Em Santa Cruz a ferrovia se conectará com a América Latina Logística (ALL).
Daqui para frente, a linha-Bulo Bulo Montero fará parte de uma rede ferroviária conectando maior Atlântico e os portos do Pacífico.
Além disso, três arquitetos chilenos, Carlos Martner, Fernando Castillo Velasco e Humberto Eliash, têm revelado planos para um túnel de 93 quilômetros ligando a Bolívia ao Oceano Pacífico.
Em janeiro de 2013, a China Railway Construction assegurou dois contratos no valor total de RMB8.73bn (US $ 1,4 bilhão) para a eletrificação ferroviária e obras ferroviárias na China.
Seja o primeiro a comentar