O Ferroanel, estrutura ferroviária que visa melhorar a circulação de trens de carga no entorno da cidade de São Paulo, deve ter pelo menos o trecho norte concluído até 2015. É o que espera o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate.
O trecho deve ser construído junto com o trecho norte do Rodoanel, conforme um acordo entre governo estadual e o federal no final do mês de agosto. Um dos objetivos da estrutura e evitar a passagem de trens de carga por linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), destinada a passageiros.
Abate, que esteve no Fórum Caminhos da Safra, realizado nesta terça-feira (17/9) pela Globo Rural, explicou que o governo paulista pretende a partir de 2015 restringir mais o transporte de carga pelas linhas da CPTM. Por isso, a urgência da construção de pelo menos um trecho do Ferroanel.
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“A CPTM em 2015 estará transportando 3,5 milhões de passageiros por dia. Ela vai cada vez mais fechar as janelas de carga. Então, tem que ter uma equação ferroviária à parte”, disse o presidente da Abifer.
Segundo Vicente Abate disse também que o único ponto que falta ser resolvido entre o governo e o setor privado é a devolução ao Estado de trechos atualmente operados pela MRS Logística e a ALL, para que possam ser feitas licitações dentro do novo modelo de concessões ferroviárias.
“Para sair a tomada de subsídios, precisa só desse equacionamento que já está sendo feito entre os governos e as concessionárias. Saindo isso, pode ser feita uma licitação no ano que vem. Daí são dois, três anos para construir alguma coisa que vai estar dentro do prazo dado pelo governo de SP”.
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