Uma iniciativa pioneira da Vale possibilitou o transporte multimodal de 123 pneus OTR, próprios para caminhões fora de estrada, utilizando duas ferrovias, além de um trecho rodoviário. A operação ocorreu entre Pecém (CE) e Carajás (PA), utilizando a Transnordestina e a Estrada de Ferro Carajás (EFC).
O novo desenho operacional possibilitou uma redução de 51% no custo logístico, além de aumentar significativamente a segurança no transporte das cargas, reduzindo a emissão de poluentes e otimizando carretas, usadas agora somente no trecho entre Parauapebas e Carajás, no Pará.
A ação surgiu da necessidade de reduzir a dependência da modalidade rodoviária nas nossas operações. Outros modais estão em estudo, sempre com foco no aumento da eficiência logística da cadeia de suprimentos.
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Trem de Passageiros
Você sabia que a Estrada de Ferro Carajás possui um trem de passageiros? Ele conecta os estados do Maranhão e Pará, passando por 25 localidades, entre povoados e municípios. Além de seguro e eficiente, o serviço tem passagens até 50% mais baratas do que o transporte rodoviário. Por conta disso, é a escolha de mais 1.300 passageiros diariamente.
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