Auditoria aponta irregularidades no VLT de Macaé

O projeto do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) em Macaé, interior do estado do Rio, vai ter que recomeçar do zero. Essa foi a afirmação do prefeito da cidade Dr. Aluízio Junior, que durante a tarde desta quarta-feira (23) apresentou o resultado dos seis meses da auditoria do projeto de implatanção do sistema leve de transporte, que desde 2009 nunca saiu do papel.


O prefeito foi além. Afirmou que irregularidades como compra de composições antes que garantias financeiras fossem confirmadas por entidades financeiras, como a Caixa Econômica Federal, contribuíram para que o trilho nunca tenha circulado.


O projeto foi lançado em 2009 pela prefeitura de Macaé, que investiu R$ 15 milhões na compra dos veículos. O valor total da estrutura chega a R$ 25 milhões. As quatro composições do veículo têm capacidade para transportar 350 passageiros. A previsão para inauguração do Metrô Macaé estava prevista para julho de 2012.


Porém, nenhuma das dez estação previstas em contrato sequer foram licitadas. As centrais de controle e administração do VLT também não foram construídas e, de acordo com o prefeito, o dinheiro reservado foi menor do que o previsto em planejamento.


De acordo com o contrato firmado em 2009 para a implantação do projeto Metrô Macaé, o projeto originalmente contaria com quatro composições que complementariam o transporte público na cidade, facilitando o deslocamento de pessoas no eixo Lagomar – Imboassica, utilizando, para isso, cerca de 23 km de leito ferroviário.


O município queimou etapas antes da compra das composições, segundo o prefeito. Para a implantação do projeto, adequação do leito, construção de estações de embarque e desembarque, sinalização dos cruzamentos, entre outras, por exemplo, não foram realizadas.


Por falta de cumprimento da parte que cabia à Prefeitura, o Governo do Estado rompeu o contrato com o município que agora tenta negociar a ‘venda’ das composições para recomeçar o projeto do zero.


Nós firmamos um convênio com o Governo do Estado que nos garante repasse de R$ 45 milhões para a construção do Arco Viário de Santa Tereza. Solicitamos que esse convênio seja somado mais R$ 15 milhões em troca das composições. O valor total será destinado ao projeto do Arco Viário e recomeçaríamos o projeto do zero, com a compra de novas composições, uma vez que essas se tornaram obsoletas, afirmou o prefeito.


Cópias do resultado da auditoria serão encaminhadas para o Ministério Público Estadual e para a Câmara de Vereadores. Os parlamentares vão avaliar a situação do projeto como um todo e uma audiência pública será convocada para que a decisão do que será feito com as composições compradas seja efetivamente tomada.


Após esse trabalho, uma comissão vai criar o projeto executivo do novo Sistema de Transporte Leve para que seja licitado até o segundo semestre de 2014. Dr. Aluízio Junior acredita que as obras sejam iniciadas em 2015, com novos recursos do município e do Governo Federal.


A implementação do projeto do VLT faz parte dos nossos planos, porém, precisamos recomeçar. Para isso, o primeiro passo foi dado com essa auditoria. Agora vamos ouvir a população para saber o que fazemos com as composições que foram adquiridas. Mas um novo projeto executivo será criado e licitado, espero que no segundo semestre do ano que vem, para o projeto seja iniciado em 2015, concluiu Dr. Aluízio Junior.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*