A CBTU Belo Horizonte firmou um novo recorde de passageiros, transportando 268.981 pessoas na última quinta-feira (14/11), véspera do feriado da Proclamação da República. Foram cerca de 12.500 passageiros a mais que no recorde anterior, registrado em 21 de junho de 2013, quando o Metrô atendeu 256.424 usuários/dia.
O atual recorde diário é cerca de 20% maior que a média de passageiros registrada nos dias típicos de outubro de 2013 e já é o sexto alcançado este ano. O aumento da produtividade do sistema justifica-se tanto pela preferência do consumidor, como também em razão da rapidez da viagem, dos grandes congestionamentos espalhados pela cidade e de um menor custo tarifário apresentado pelo Metrô, o que acaba beneficiando a população e ampliando o acesso ao transporte público na capital.
Para o superintendente da CBTU-Belo Horizonte, Jorge Vieira, o crescimento do número de passageiros é um desafio à operação e uma demonstração clara de que novos investimentos no transporte sobre trilhos da capital são bem-vindos. “Temos nos esforçado ao máximo para atender à elevação do número de passageiros, seja aumentando a disponibilidade de frota no pico ou tomando medidas gerenciais para a otimização da oferta, tais como o desenvolvimento de testes para a circulação de trens acoplados. A cada dia, o usuário demonstra sua preferência pelo Metrô e isso só reforça a importância do sistema sobre trilhos para Belo Horizonte e a essencialidade dele no contexto da mobilidade urbana.”
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Elevação mensal
O recorde diário de passageiros nas estações, na última quinta (14/11) foi antecedido pela elevação sucessiva do número de pessoas transportadas mensalmente pelos trens. Em outubro de 2013, o metrô já tinha firmado um novo recorde mensal do número de embarques que chegou a quase 6 milhões de usuários/mês.
No detalhamento da demanda acumulada por estação, Eldorado é a unidade que registra o maior volume de passageiros, seguida de perto pelas estações Vilarinho e Central.
Seja o primeiro a comentar