A eliminação de 4,5 quilômetros do trajeto do metrô de Porto Alegre, entre o Terminal Triângulo e a Fiergs, pode resultar na ligação do trem subterrâneo com o Trensurb e com o Aeroporto Salgado Filho. O termo de referência para as empresas interessadas em participar do projeto inclui uma parada originalmente não prevista, junto à Estação Aeroporto do Trensurb, o que permitiria o acesso ao terminal de passageiros por meio do aeromóvel.
A entrega das Propostas de Manifestações de Interesse ocorreu nesta segunda-feira entre as 14h e as 16h, na sede do escritório. Este foi momento para pessoas físicas, empresas e consórcios interessados em participar da elaboração do projeto se cadastrarem. Nesse primeiro momento, elas entregaram a documentação exigida e um projeto funcional, com as linhas gerais do desenho do metrô. Até às15h40min, oito empresas ou consórcios haviam entregue a documentação.
A possibilidade de uma conexão do metrô com o Trensurb e o aeroporto surgiu com a eliminação de 30% do percurso. Como o traçado deixou de ir até o extremo norte da cidade, onde ficaria a área de manutenção dos trens, tornou-se necessário encontrar outro terreno para esse fim. A solução foi criar um ramal subterrâneo de 1,4 quilômetro de extensão entre a futura Estação Cairu do metrô e uma antiga estação ferroviária próxima ao Salgado Filho, atrás do Trensurb.
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A princípio, esse ramal servirá apenas para levar os vagões até a zona de manutenção, mas os técnicos do metrô resolveram incluir no termo de referência a possibilidade de uma estação no local, que poderá receber passageiros. Com isso, o túnel ganharia maior utilidade. A concretização dessa ideia, que facilitaria as ligações com o aeroporto e integraria o metrô ao Trensurb, dependerá dos projetos que serão apresentados.
– Deixamos a questão em aberto. As empresas interessadas terão a opção de apresentar essa estação no bairro Humaitá. Dependerá de elas oferecerem isso dentro da modelagem financeira existente – afirma o gerente do escritório do metrô, Luís Cláudio Ribeiro.
Empresas habilitadas terão 90 dias para entregar projetos
A documentação será analisada até o final do mês. Depois disso, os candidatos que tiverem a habilitação confirmada receberão um prazo de 90 dias para apresentar projetos e estudos técnicos detalhados para o metrô de Porto Alegre. A perspectiva é que essa fase chegue ao fim em fevereiro, com a escolha do projeto que será licitado. O edital de licitação da obra, no entanto, poderá aproveitar propostas de uma ou mais das empresas que participarem da PMI. As empresas serão remuneradas de acordo com o peso que suas proposições tiverem no projeto final. A expectativa é abrir a licitação até o final do primeiro semestre de 2014.
O processo para a apresentação de PMIs já foi realizado no ano passado, em setembro. Em abril, depois de sete meses de adiamentos, a prefeitura revelou que a única proposta habilitada era de R$ 9,5 bilhões – a previsão inicial para a obra era de R$ 2,4 bilhões. O metrô voltou à estaca zero. No mês passado, os governos municipal, estadual e federal reiniciaram o processo, agora para uma linha mais curta e com um orçamento maior, de R$ 4,8 bilhões.
– A novidade é que na PMI anterior não tinha a fase de cadastramento das empresas que vamos realizar agora. Essa fase é para que não seja dado seguimento a propostas que estejam fora da realidade, para evitarmos que apareça outro projeto de R$ 9 bilhões. Só vão ser aprovadas propostas que estiverem dentro da modelagem – afirma Ribeiro.
Se tudo der certo, as obras do metrô começarão no final do ano que vem e estarão concluídas em 2020.
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