Parte de um dos dois túneis do trecho entre Arcos (MG) e Barra Mansa (RJ), em Augusto Pestana (MG), da Ferrovia Centro Atlântica (FCA) desabou no dia 18 de novembro e o trecho está interditado, com o tráfego ferroviário interrompido. No local, a empresa estava fazendo obras para o rebaixamento da via para a passagem de locomotiva do modelo BB36, que devem circular nesta rota a partir do próximo ano.
Segundo a FCA, a estrutura interna do túnel cedeu, ocasionando o rompimento do teto e o desmoronamento de parte dele. Ainda segundo a empresa, não houve vítimas e uma equipe técnica e gerencial vai investigar as causas do acidente.
A retomada da circulação no trecho está prevista para 15 de janeiro de 2014. O trecho é conhecido como rota do calcário da concessionária, tendo como principais cargas o calcário e clínquer. Atualmente, são utilizadas no trecho locomotivas MX e U20.
Para escoar as cargas, a FCA está utilizando rotas alternativas fazendo o percurso Arcos – Barra Mansa por rodovia; de Arcos até um ponto de transbordo da MRS por rodovia e depois pela MRS para a CSN por ferrovia; descendo pela ferrovia da FCA de Arcos até Andrelândia (MG) e transbordo por rodovia.
A concessionária está fazendo o rebaixamento do túnel para melhorara a produtividade no trecho, com a utilização do modelo de locomotiva com melhor eficiência que o usado atualmente.
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