A minuta do edital de licitação do metrô de Curitiba recebeu 5.952 acessos e 35 contribuições durante o mês que esteve disponível para consulta pública no site da prefeitura. Estes números foram divulgados nesta quarta-feira (12) pela administração. O período de consulta pública, que foi aberto no dia 9 de janeiro, foi encerrado na segunda-feira (10). Somando os 30 questionamentos feitos por participantes da audiência pública do metrô, realizada no dia 15 de janeiro, a minuta do edital recebeu 65 contribuições.
De acordo com a prefeitura, todas as manifestações vão passar por uma análise do Conselho Gestor de Parceria Público-Privada (CGPPP), da própria administração municipal. Elas poderão ser incluídas no edital de licitação da obra. O edital deve ser lançado até a primeira quinzena de março, ainda segundo a prefeitura.
A primeira fase do metrô de Curitiba tem custo estimado de R$ 4,6 bilhões sendo que, deste total, R$ 1,8 bilhão virá do governo federal e R$ 1,4 bilhão será dos governos estadual e municipal – valor que será financiado pela União. O restante do investimento da iniciativa privada.
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O metrô
A Linha Azul do metrô de Curitiba deverá ter 17,3 quilômetros de extensão, ligando a Cidade Industrial de Curitiba (CIC) ao Cabral, no eixo Sul-Norte da cidade. Posteriormente, há a intenção de estender o trajeto até o bairro Santa Cândida. O projeto prevê que o tempo médio de trajeto entre a CIC e o Centro seja de 14 minutos, e de mais 14 minutos de Centro até o Cabral. Do total do percurso, 2,2 quilômetros devem ser elevados.
Após o início das obras, a previsão é de que o trecho que vai até o Centro, na Rua das Flores, seja concluído em quatro anos. O trecho até o Cabral terá cinco anos para ser terminado, mas as operações poderão começar apenas com a primeira etapa concluída. A construção será feita através do método Shield, ou “Tatuzão”, que escava por debaixo da terra, através de uma tuneleira.
Os trens do metrô devem ser automatizados e movidos a energia elétrica, sem a presença de motoristas. Segundo a prefeitura, o modelo permitirá uma maior frequência dos trens, diminuindo o tempo da viagem. Por medida de segurança, o acesso dos passageiros aos trens só será aberto, por uma porta automática, quando o trem estiver já parado sobre o trilho das estações.
Além da integração com os ônibus, a intenção da prefeitura é de integrar o metrô ainda com outros modais, como a bicicleta. Isso deve ser feito através da implantação de bicicletário e banheiros em terminais e nas estações do metrô.
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