Está agendada para 10 de dezembro a licitação para continuidade das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que vai ligar os bairros Parangaba e Mucuripe, em Fortaleza. O VLT havia sido prometido para o período da Copa do Mundo, em junho de 2014, e o contrato com a empresa responsável foi cancelado por não cumprimento do prazo. Segundo a Secretaria da Infraestrutura do Estado, as obras estão em 50% do andamento.
Após a paralisação das obras, uma licitação já havia sido concluída em agosto deste ano, vencida pelo consórcio VLT-Fortaleza, formado pelas empresas de engenharia Marquise e Engesol, com o valor de R$ 162 milhões. O valor não foi aceito após análise por técnicos da Secretaria. Segundo a Seinf, a nova proposta permite contratações públicas mais rápidas e eficientes para obras beneficiadas com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), como é o caso do VLT. Por esse método, vence a empresa que apresentar o lance de menor valor global perante seus concorrentes.
O Ramal vai atravessar 22 bairros e deverá atender a 90 mil passageiros por dia. O ramal terá 12,7 quilômetros ligando o Mucuripe à Parangaba, sendo 11,3 quilômetros em superfície e 1,4 quilômetros de trechos elevados.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar