Após 14 anos, o transporte de trem para passageiros entre Lavras (MG) e Três Corações (MG) pode ser reativado. Alvo de reclamações de moradores por causa do abandono, o Patrimônio Ferroviário de Lavras agora será de responsabilidade da Associação do Circuito Ferroviário Vale Verde, que quer recuperar toda a estrutura. O órgão já conseguiu a sessão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para iniciar os trabalhos no local.
“Convidamos empresas para elas conhecerem as oficinas e o espaço para se instalarem aqui. Nós já temos propostas de algumas empresas”, afirma o presidente da associação, César Mori Júnior.
O lugar era conhecido como “Antiga Oficina do Parque Ferroviário de Lavras”. Depois do ano de 2000, a Ferrovia Centro Atlântica, que ocupava o local, mudou para uma estação que fica a poucos quilômetros de lá. Com o passar dos anos, máquinas que foram usadas por mais de um século na construção e manutenção dos trens ficaram esquecidas. O local virou alvo de pichações e água parada.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
“Pretendemos montar uma escola profissional ferroviária. Já é uma proposta antiga em parceria com a UFMG e da Cepefer do Rio de Janeiro”, projeta o presidente da associação.
O Dnit cedeu 15 prédios da cidade para a associação.
Clique no link e assista a reportagem:
Seja o primeiro a comentar