Planos para a ferrovia passam por investimento de 2,2 mil milhões

Linha do Minho, corredor ferroviário Aveiro-Vilar Formoso, ligação ferroviária Sines-Elvas e a construção da nova ligação entre Évora e Caia fazem parte da estratégia de desenvolvimento da ferrovia em Portugal.

A informação foi divulgada esta semana por António Ramalho, presidente da Estradas de Portugal/REFER (Investimentos Rodoferroviários). Tratou-se da apresentação dos Projetos Prioritários integrados no Corredor Atlântico das Redes Ferroviárias, Rodoviárias e Marítimo-Portuárias integradas na Rede Transeuropeia de Transportes.

Em relação à Linha do Minho, o investimento previsto é de 147 milhões de euros, que inclui a eletrificação e diversas intervenções de modernização da linha, pode ler-se no documento enviado ao online da RTP.

“Espero que o dinheiro para a candidatura agora anunciada não seja, mais uma vez, desviado para outros fins como aconteceu depois da informação que o primeiro-ministro transmitiu ao Eixo Atlântico, numa reunião realizado no Palácio de São Bento, em julho de 2012, e em que os dinheiros previstos para a Linha do Minho foram desviados para as obras do Alqueva”, disse o presidente da Câmara de Viana do Castelo, líder da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e membro do Eixo Atlântico, citado pela agência Lusa.

José Maria Costa lamentou que “só agora” esta candidatura esteja a ser apresentada a Bruxelas quando, na reunião com o Eixo Atlântico, em julho de 2012, “o senhor primeiro-ministro não só se comprometeu a candidatar a modernização da Linha do Minho a fundos do quadro comunitário que agora termina, como também a um calendário para a sua execução”, adiantou o autarca.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo disse ainda que “é uma infraestrutura vital para a coesão e desenvolvimento económico da euroregião Norte de Portugal/Galiza e que corresponde aos anseios dos municípios, associações empresariais e universidades dos dois lados da fronteira”, refere a mesma agência.
Quanto ao corredor ferroviário Aveiro-Vilar Formoso, o investimento estimado é de 810 milhões de euros. Já para Sines-Elvas está previsto um investimento de 823 milhões de euros.

“Se a ferrovia se apresenta como uma alternativa estratégica de futuro, então a Guarda tem aqui uma oportunidade para a qual trabalhámos e que não podemos desperdiçar, quer da ligação ao litoral, a Aveiro, quer à Europa”, disse o autarca da cidade da Guarda à agência Lusa.

O quarto dos grandes investimentos anunciados diz respeito à Linha do Norte, com 417 milhões de euros.

“As prioridades de Portugal na ferrovia são a conclusão do corredor Sines-Caia-Madrid, a concessão do corredor Aveiro-Vilar Formoso, a interoperabilidade ibérica, a eletrificação, a possibilidade de circulação de comboios com 750 metros e o aumento da capacidade para 1.400 toneladas”, disse o presidente da Estradas de Portugal/REFER, ao Jornal de Negócios.

Fonte:  RTP Notícias

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