Trensurb firma contrato de manutenção preventiva

A Trensurb assinou nesta semana o contrato de manutenção preventiva dos 15 novos trens série 200. A empresa contratada para realizar os serviços é a Alstom do Brasil, integrante do consórcio fornecedor dos trens, o FrotaPoa – juntamente com a CAF. O contrato, válido por 60 meses a partir da ordem de início de serviço, tem o valor de R$ 5,93 milhões – R$ 4,21 milhões a menos que o valor de referência previsto no edital de licitação.

O contrato prevê a formação de uma equipe de técnicos e engenheiros da Alstom, que deve começar a trabalhar nas oficinas da Trensurb ainda neste mês. As atividades diárias de manutenção preventiva seguirão uma programação de intervenções conforme a quilometragem rodada pelos trens, consistindo em sete tipos específicos de revisão, executados quando cada trem atinge referenciais de distâncias percorridas que vão de 12,5 mil quilômetros até 600 mil quilômetros.

As 15 novas composições de quatro carros cada uma, têm gasto energético cerca de 30% inferior às atuais, sistema de ar condicionado automatizado, sistema de comunicação multimídia, passagem entre os carros, iluminação interna com LED, sistemas de autodiagnóstico e monitoramento de falhas. A primeira delas começou a circular com passageiros em setembro do ano passado. Quatro desses trens já estão liberados para operação plena e até o fim do mês outros quatro também devem estar disponíveis. A previsão é de que até o fim do semestre todos os 15 operem plenamente.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*