Após um descarrilamento registrado no dia 7 de abril, a Trensurb se prepara para retomar a operação dos trens da série 200 na próxima terça-feira (19). Os novos veículos já voltam a circular nesta sexta (15), mas sem passageiros, apenas para análise e inspeção. Caso não seja detectada necessidade de ajustes adicionais, um deles retoma o transporte de passageiros na próxima semana, inicialmente fora dos horários de pico.
Segundo a empresa, dois dias após voltar a circular com passageiros, o trem será novamente inspecionado e, então, liberado para circulação plena. Isso ocorrerá sucessivamente com os demais veículos série 200 até 10 de junho, caso não sejam necessários mais ajustes.
Na quarta-feira (15), um estudo sobre o acidente foi apresentado a técnicos. Na quinta o Consórcio FrotaPoa emitiu um documento para certificar a possibilidade de retorno da frota para funcionamento.
Segundo a Trensurb, elementos simultâneos contribuíram para o descarrilamento, que paralisou o transporte entre as estações São Pedro e Mercado, em Porto Alegre, por cerca de três horas em abril. Os trens foram adquiridos por R$ 242,6 milhões.
“A situação é muito peculiar e singular, pois ninguém pode afirmar que houve um fator determinante ou principal que tenha levado um truque de um vagão a sair dos trilhos naquele dia. Identificamos sim, elementos que, simultâneos, contribuíram para aquela ocorrência, bem como temos clareza de que nenhum isoladamente provocaria o descarrilamento”, afirma Carlos Augusto Belolli, diretor de Operações da empresa.
Seja o primeiro a comentar