33ª Edição · Prêmio Revista Ferroviária
Vote no Prêmio RF 2026!
Faça parte do Colégio Eleitoral
Clique e Cadastre-se
revistaferroviaria.com.br

Brasil e Rússia defendem crédito em moeda local

Com Brasil e Rússia em recessão, os dois governos determinaram que os respectivos bancos de desenvolvimento, o BNDES e Vneshekonombank, sejam mais incisivos na informação ao setor privado sobre a existência de financiamento em moeda local, real e rublo, para projetos de investimentos e incentivos às operações de exportações entre os dois países.

A necessidade de impulso foi fixada em comunicado final da reunião da Comissão Econômica Brasil-Rússia, presidida pelo vice-presidente Michel Temer e pelo chefe do governo russo, Dmitry Medvedev, ontem, na capital russa.

Ao final do encontro, que ocorre a cada dois anos, Temer observou que os dois bancos podem oferecer linhas adicionais para financiamentos de projetos investimentos nas duas economias.

As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.

Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.

Assinar agora

Autoridades brasileiras se declararam satisfeitas com os contatos para atrair empresas russas para investimentos de modernização de infraestrutura, nas áreas de ferrovias, portos e energia. Para os dois lados, a reunião em Moscou foi positiva também por identificar meios de expandir comércio e investimentos.

A meta é elevar o comércio bilateral a US$ 10 bilhões em alguns anos, ante US$ 6,8 bilhões atualmente e em queda por causa da contração da demanda nos dois mercados.

Medvedev voltou a defender mais rapidez para viabilizar a realização de pagamentos em rublo e real, que é um objetivo bem mais amplo do que o acordo entre os dois bancos de desenvolvimento. Temer ficou de acionar o Banco Central para examinar de novo como superar certas dificuldades para as transações com as moedas dos dois países.

Temer e Medvedev destacaram avanço no diálogo político. Brasil e Rússia defendem reforma do sistema internacional para ser mais representativo e eficiente. O representante brasileiro destacou a referência a apoio dado pela Rússia a pleito brasileiro por assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Na reunião, o Brasil destacou também a utilização do sistema russo de navegação por satélite Glonass. Foi assinado acordo para instalação e uso de nova estação na Universidade de Santa Maria (RS). Também foi confirmada cooperação em curso entre Agência Espacial Brasileira e a Roscosmos, agência russa, para detecção de detritos espaciais.

Um memorando de entendimento entre a Nuclep e a Rosatom, agência de energia nuclear russa, deve estimulará intercâmbio para explorar oportunidades de negócio, como na construção de reator nuclear multipropósito brasileiro, segundo o comunicado final.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*