Em Salvador a integração ônibus/metrô tem agradado aos
usuários. Há casos de passageiros que relatam que o percurso bairro/centro da
cidade caiu para mais da metade do tempo. Mas a questão tarifária continua
polêmica entre o governo do estado, que opera o metrô, e a prefeitura, que
cuida do sistema de ônibus na capital.
Os empresários de ônibus vêm questionando o rateio da tarifa
no caso da integração com o metrô, alegando prejuízos. Eles chegaram a
apresentar um estudo evidenciando que o rateio da integração deveria ser 60%
para o ônibus, o que não foi aceito pelo Governo do Estado, que é responsável
pelo metrô. Hoje a situação é inversa: o percentual de 60% vai para a
concessionária do metrô e 40% para o Consórcio Integra, que responde pela
operação dos ônibus. Da tarifa atual de R$ 3,60, isso significa que R$ 2,18
ficam com o metrô e R$ 1,42 vão para os ônibus.
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Após mais de um ano do início da operação comercial do
sistema metrô/ônibus, somente 50% das linhas foram integradas ao sistema
metroviário. Isso significa, na prática, que o usuário paga em duplicidade
quando utiliza linhas que não fazem parte da integração. A CCR, concessionária
do metrô, também se queixa, alegando que o metrô trabalha com ociosidade na
falta da integração de 50% das linhas de ônibus.
Ontem (14) o governador Rui Costa criticou o modelo de
licitação do transporte público adotado pela prefeitura, a que chamou de
“equivocado”. O governador e anunciou que fará uma licitação para implantar um
sistema de transporte complementar para ligar estações do metrô a bairros
adjacentes, num raio de até cinco quilômetros.
O secretário municipal de mobilidade de Salvador, Fábio
Mota, respondeu ao governador. O secretário disse que as discussões sobre integração
estavam avançando, fato que poderá ser atrapalhado pela declaração do
governador, a que chamou de “abordagem política”.
Fábio Mota informou que na terça-feira (13), reunião no
Ministério Público reuniu representantes de todas as partes envolvidas na
questão da integração ônibus/metrô, incluindo o governo do estado. Fábio disse
que o diálogo sobre a ampliação da integração e a remuneração do sistema teria
avançado bastante.
Em declaração ao jornal A Tarde o secretário disse: “Falamos
sobre a desoneração para o sistema de ônibus e ficamos de fazer um estudo para
a remuneração. Mas, agora, com esta declaração, o governador atrapalhou tudo”.
METRÔ DE SALVADOR
COMPLETOU TRÊS ANOS DE OPERAÇÃO:
Mais de 35 milhões de passageiros transportados, onze novas
estações inauguradas e 20 quilômetros de malha metroviária em operação. Estes
são alguns dos números comemorados pela CCR- Metrô, concessionária que opera o
Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas desde 11 de junho de 2014.
Atualmente as duas linhas em operação transportam 125 mil
passageiros por dia. As linhas ligam as
estações Lapa e Pirajá (Linha 1) e Acesso Norte e Pituaçu (Linha 2). O início
da operação do trecho Rodoviária-Pituaçu aumentou em 25% o número de usuários
do sistema e a tendência é de crescimento gradual, informa a CCR.
Ainda no mês de junho a CCR anunciou que completara a frota
de novos trens do Sistema Metroviário, com a chegada do 34º trem da série 2000
(foto acima). As composições foram montadas na fábrica da Hyundai Rotem, em
Araraquara (SP), e são formadas por quatro carros cada, com design moderno,
ar-condicionado, câmeras de vigilância, passagem livre entre carros (gangway),
monitores do tipo LCD e sistema de vídeo para comunicação com o usuário, entre
outras melhorias tecnológicas.
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Salvador
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