China construirá ferrovia mais desafiadora do mundo

Os engenheiros chineses da construção da ferrovia mais
difícil do mundo enfrentarão paisagens empolgantes e perigos de tirar o fôlego.

A Ferrovia Sichuan-Tibet será a segunda ferrovia na Região
Autônoma do Tibet, sudoeste da China, depois da Ferrovia Qinghai-Tibet. A
ferrovia passará pelo sudeste do Planalto Qinghai-Tibet, uma das áreas mais
ativas geologicamente do mundo.

“A construção e a operação da Ferrovia Sichuan-Tibet
devem superar os grandes riscos do mundo”, disse You Yong,
engenheiro-chefe do Instituto de Perigos de Montanha e Ambiente da Academia
Chinesa de Ciências (ACC), que está liderando uma equipe de apoio científico e
tecnológico para evitar desastres nas montanhas.

A China Railway Eryuan Engineering Group Co. Ltd., que está
projetando a ferrovia, disse que isto correrá de Chengdu, capital da Província
de Sichuan, no sudoeste, por Ya’an e Kangding, e entra no Tibet via Qamdo.
Passará pelas prefeituras de Nyingchi e Shannan antes de chegar a Lhasa,
capital do Tibet. A extensão total de construção será cerca de 1,7 mil
quilômetros e custará 250 bilhões de yuans (cerca de US$ 36,88 bilhões)

A construção começou pelas duas partes finais da ferrovia. A
seção entre Chengdu e Ya’an deve ser aberta em junho de 2018. O estudo de
viabilidade na seção entre Ya’an e Kangding foi completado. A seção entre Lhasa
e Nyingchi está sob construção.

No entanto, a seção de Kangding até Nyingchi — a mais
difícil e mais longa — ainda está em projeto. Espera-se que sua construção
comece em 2019 e leve cerca de sete anos, disse Xia.

A Ferrovia Sichuan-Tibet será uma importante ferrovia na
rede ferroviária no oeste da China, conectando o Tibet com as regiões do centro
e do leste do país, que são mais desenvolvidas economicamente. A velocidade
projetada da ferrovia é de 160 quilômetros por hora até 200 quilômetros por
hora. O tempo de viagem de trem de Chengdu a Lhasa será reduzido de 48 horas
para cerca de 13 horas.

You Yong, que gastou quase 30 anos para estudar os perigos
de montanha, disse que a ferrovia percorrerá o Planalto Qinghai-Tibet do leste,
que trará mudanças acentuadas no terreno.

A estrutura geológica ativa da região trará fortes
terremotos. A ferrovia irá pelas zonas de terremoto como a Montanha de Longmen
e, cintos sísmico do rio Yarlung Zangbo, disse You.

De acordo com You, a Ferrovia Sichuan-Tibet tem quatro
principais características ambientais: diferenças significativas em elevação de
terreno, fortes atividades de pratos, frequentes desastres da montanha, e um
ambiente ecológico sensível.

Os perigos de montanha são um dos principais desafios.
“As regiões ao longo da Ferrovia Sichuan-Tibet têm o mais desenvolvidos,
mais ativos e mais diversos tipos de montanha da China”, assinalou You

“Construir uma ferrovia em um ambiente tão complicado
geologicamente enfrentará muitas dificuldades científicas e tecnológicas. A
prevenção e controle de perigos nas montanha serão chave para seu
sucesso”, indicou You.

A ACC começou em 2014 a analisar as formas de distribuição,
os riscos e a experiência sobre os desastres de montanhas ao longo da rota.

Até o momento, os cientistas identificaram a distribuição e
as atividades básicas dos desastres nas montanhas, e instalaram um banco de
dados sobre os perigos ao longo da rota.

Com base na análise dos riscos, pesquisadores ofereceram
conselhos sobre a seleção da rota e tecnologias para prevenir e controlar
deslizamentos de terra e movimentos de rochas.

Fonte: China Radio International

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