A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos anunciou
nesta terça-feira, 4 de julho de 2017, que lançou um chat para receber
sugestões, reclamações e responder dúvidas dos passageiros em tempo real.
Assim, o serviço tem atendimento online e pode ser acessado
pelo site da empresa sendo a plataforma amigável para celulares, tablets ou
computadores convencionais com acesso à internet.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
No endereço http://www.cptm.sp.gov.br/Pages/atendimento.aspx
há um ícone em vermelho no canto inferior para acessar o chat.
Inicialmente, o chat vai funcionar das 9h às 15h, de segunda
a sexta-feira, com ampliação gradativa do atendimento a partir da segunda
quinzena desse mês.
Os passageiros continuam tendo à disposição os outros
canais, como as redes sociais (Twitter e Facebook), o telefone 0800-055-121 (24
horas), o Disk Denúncia pelo celular 97150-4949, além do formulário eletrônico
disponível no site.
NOVO TREM NA LINHA 11
CORAL:
Também nesta terça-feira 4 de julho, foi entregue mais um
trem novo para o serviço Expresso Leste, da linha 11-Coral (Luz – Guaianazes).
É a 14ª nova composição das 65 adquiridas pela CPTM.
A entrega do 14º trem hoje revela mais uma vez o atraso
nesta encomenda. Em 2013, a CPTM abriu uma licitação para que as 65 unidades já
estivessem em plena operação em 2016. Até agora, somente 14, com o trem desta
terça-feira.
Venceram esta disputa a CAF e Hyundai-Rotem, e o processo
tem rendido diversas polêmicas e informações desencontradas.
Pela encomenda, 35 novos trens deveriam ser entregues pela
espanhola CAF e 30 pela sul-coreana Hyundai Rotem, mas até agora só 20 foram
entregues para testes.
Relatório do Ministério Público do Estado de São Paulo
coloca em dúvida a confiabilidade dos trens, o que é contestado pela CPTM. A
Hyundai Rotem pediu mais prazo para a entrega do lote.
Segundo a CPTM, é o terceiro trem novo incorporado à frota
do Expresso Leste, serviço que começou em 2000 e hoje transporta cerca de 500
mil usuários por dia. A Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato) já recebeu 11
unidades, iniciando o processo de padronização da frota desta linha. Os demais trens serão distribuídos de acordo
com a necessidade operacional.
As composições não têm divisórias entre os carros (vagões),
possuem ar-condicionado e monitores.
A CPTM ainda explica que nesta unidade apresentada nesta
terça, haverá exibições de gravuras artísticas.
“Os monitores instalados no interior deste trem exibirão
gravuras do artista francês Jean-Baptiste Debret, pintor que melhor retratou a
sociedade brasileira do início do século XIX. São 30 imagens produzidas entre 1816 e 1831,
com cenas do cotidiano e das manifestações culturais da época. As gravuras
integram a exposição “Debret e os 25 anos da CPTM”, que está em cartaz na
Estação da Luz e celebra o jubileu de prata da Companhia. Resultado de uma
parceria com o Acervo dos Palácios do Governo e com apoio da Imprensa Oficial e
do Metrô, a mostra reúne cópias de gravuras da Coleção Castro Maya, uma das
maiores de Debret existentes no Brasil. A curadoria é de Ana Cristina Carvalho,
diretora-curadora do Acervo dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo.”
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