O Fórum Ferrovias e a Integração dos Modais, promovido pela
Prefeitura de Nova Mutum, mobiliza nesta quinta-feira (23/11) autoridades
estaduais e federais, investidores privados, especialistas em infraestrutura e
empresas de transporte, além de lideranças do agronegócio, para retomar a
formulação de alternativas concretas e viáveis ao setor ferroviário no País.
Em palestra no Fórum Ferrovias, o diretor-presidente da Rumo
S.A, Júlio Fontana, apresentará, na sede do Sindicato Rural de Nova Mutum,
situada a 250 km da capital Cuiabá, os planos de expansão e o projeto de
ampliação da malha da principal empresa de logística e transporte ferroviário
brasileira. A empresa é concessionária de 12 mil km de trilhos em seis Estados do
Centro-Sul do País, incluindo as malhas Sul, Norte, Oeste e a Malha Paulista,
cujo processo de renovação antecipada de concessão pública está em curso desde
o início deste ano. A Rumo transporta mais de 60% da produção de grãos
exportada a partir da região central de Mato Grosso. O plano de investimentos
da empresa soma R$ 9 bilhões até 2020.
Cidade-polo de uma região de 500 mil habitantes e produtora
de 20 milhões de toneladas de soja, milho e algodão, Nova Mutum terá a presença
de autoridades como o presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro. O banco de
fomento é um dos principais financiadores da expansão da malha ferroviária no
País.
As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.
Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.
O evento dedicado à construção da viabilidade das ferrovias
no País terá, ainda, a presença do governador de Mato Grosso, Pedro Taques; do
diretor-geral da ANTT, Jorge Bastos Macedo; e dos secretários do Ministério da
Agricultura, Neri Geller (Política Agrícola) e do Ministério dos Transportes,
Dino Dias Batista (Fomento e Parcerias); e do secretário de Coordenação de
Projetos do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Tarcísio Gomes
Ferreira.
Na programação da manhã de quinta-feira, estarão o consultor
e ex-secretário municipal de Transportes de São Paulo, Frederico Bussinger, que
fará palestra sobre os desafios das ferrovias brasileiras. O tema também será
debatido pelo secretário estadual de Infraestrutura de Mato Grosso, Marcelo
Duarte; o diretor do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira; o presidente
da Fórum Pró-Ferrovia, Francisco Vuolo; o presidente da Aprosoja-MT, Endrigo
Dalcin; e o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.
Anfitrião do Fórum Ferrovias, o prefeito de Nova Mutum,
Adriano Pivetta, avalia que a forte demanda pela redução de custos no
escoamento das safras, expressa especialmente pelo setor produtivo rural, está
diretamente conectada com o avanço nos investimentos em ferrovias. “Sabemos dos
grandes gargalos que temos em relação à logística para escoar nossa produção.
Precisamos buscar novas alternativas e, mesmo diante de um cenário de crise,
vejo que é possível seguir com esse debate para que Nova Mutum entre na rota
das discussões e que, no futuro, tenhamos em nossa cidade um porto seco”,
afirma Adriano.
Adriano Pivetta defende que a alta capacidade produtiva do
Polo Regional de Nova Mutum torna estratégico um plano de expansão da ferrovia
entre Rondonópolis, no sul do Estado, e a região central mato-grossense,
composta por Nova Mutum, Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Diamantino, entre
outros municípios.
Leia também: Flexa
Ribeiro pede investimentos em transporte ferroviário no Pará
Seja o primeiro a comentar