Trensurb volta a recolher trens novos que passaram por conserto

O número de trens novos em circulação voltou a reduzir. Em
outubro de 2017, nove veículos que haviam sido reparados após a identificação
de problemas com infiltração estavam transportando passageiros. Em novembro,
apenas seis deles eram usados pela Trensurb. Agora, só quatro trens estão fora
do conserto.

Segundo a Trensurb, novamente foi constatada infiltração nos
veículos que já haviam passado por reparo. Outro problema que surgiu foi a
dificuldade em realizar o nivelamento dos truques dos novos trens (conjunto de
rodas, rolamentos, molas, eixos, entre outros itens) que impedem que eles
voltem a circular.

Na segunda-feira (15), dirigentes da Trensurb se reuniram
com representantes do Consórcio FrotaPoa, formado pelas empresas Alstom e CAF.
A empresa pública voltou a cobrar uma solução definitiva “no prazo mais
breve possível”. Um novo cronograma de reparos será apresentado em nova
reunião, que será realizada até o fim de fevereiro.

Até o ano passado, a Trensurb estimava que o problema
relacionado à infiltração de água nos rolamentos estaria superado em abril de
2018. As empresas já foram multadas em R$ 4,87 milhões, o que corresponde a 2%
do valor do contrato de compra de 15 novos trens da série A-200. Em 2016, o
consórcio já havia sido penalizado em R$ 2,43 milhões.

Os pagamentos ao consórcio estão suspensos desde abril de
2016, quando foram identificadas infiltrações nas caixas de rolamentos dos
veículos pela primeira vez. O dinheiro desse contrato está empenhado e não pode
ser usado para outros fins. Quanto aos valores de multas, o montante deixará de
ser pago ao consórcio e retorna aos cofres da União. Atualmente, a dívida da
Trensurb com os fornecedores, referente ao valor que ainda falta pagar pelos
trens é de R$ 24 milhões.

 

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R$ 350 milhões nas obras do VLT de MT

Fonte: Zero Hora

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