Linha 10-Turquesa recebe primeiro trem “moderno”

Não foi exatamente uma estreia como os
passageiros da Linha 10-Turquesa mereciam, mas enfim um trem considerado
moderno passou a operar no ramal nesta segunda-feira (05). Trata-se da Série
7500, um complemento dos trens da Série 7000 fabricados pela espanhola CAF e
que rodava até então na Linha 9-Esmeralda.

Dois trens da série foram deslocados
para o ABC há algumas semanas e o primeiro deles passou a operar nesta manhã
entre Brás e Mauá, mas a tendência é que ele passe a atender toda a linha nas
próximas semanas. Embora a CPTM não tenha noticiado o fato até o momento
(apenas um post em sua página no Facebook sem dar detalhes), a tendência é que
mais unidades desse trem sejam repassadas para a Linha 10 nos próximos meses a
fim de retirar os velhos Série 2100, também conhecidos como trens espanhóis, de
circulação aos poucos.

Entregues a partir de 2011, os trens
da Série 7500 fazem parte da grande encomenda que a CPTM fez à fabricante CAF e
que hoje são a espinha dorsal da empresa. Não são novos como os trens da Série
8500 e 9500 que estão sendo recebidos pelas linhas 7-Rubi e 11-Coral, porém,
vão melhorar bastante o atendimento na região, à medida que mais composições
entrem no chamado carrossel.

 

Muitos rumores

 

Depois que a linha 7-Rubi passou a
receber os novos trens da encomenda de 65 unidades feita pela companhia em
2013, a Linha 10 passou a ser o ramal com composições mais precárias. Concebida
para operar em percursos regionais, a Série 2100 foi comprada usada pelo
governo do estado na década de 90 e mesmo modernizada apresenta muitos
problemas de operação – são comuns os casos de incêndio em composições nos
últimos anos.

Embora tenha ar-condicionado e um
aspecto razoável no interior, esses trens não são adequados para operar em
linhas metropolitanas por serem lentos na aceleração e frenagem. Com isso, as
viagens tornam-se mais lentas, exigindo mais unidades para manter um intervalo
aceitável.

O problema no momento é que rodar com
o Série 7500 em meio aos 2100 não vai mudar em quase nada a situação dos
intervalos ou tempo de viagem. Como ficará preso no ritmo dos 2100, o novo trem
só poderá ganhar tempo na viagem entre cada estação para, na melhor das
hipóteses, ficar mais tempo parado na plataforma a fim de esperar que o trem à
sua frente se distancie.

Ainda assim, é um alento saber que a
Linha 10, enfim, passou a contar com trens dessa nova safra – além do 2100 ela
opera três Séries 3000, o primeiro modelo encomenda novo pela CPTM. Rumores de
que a linha Turquesa receberia novas composições surgiram aos montes, incluindo
operar algumas unidades da Série 9500, a mais moderna atualmente. Isso, de
fato, pode até ocorrer no futuro. Essa mudança de hoje só foi possível graças à
entrada dos trens da Série 8500 e 9500 que já tem 32 unidades entregues. Veja
abaixo vídeo com o Série 7500 na estação Mauá.

 

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