Valter
Casimiro, diretor-geral do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de
Transportes), é o nome mais forte para assumir o Ministério dos Transportes,
Portos e Aviação Civil a partir da próxima semana, quando o atual ministro,
Maurício Quintella, volta à Câmara dos Deputados. Quintella pretende disputar
uma vaga para o Senado por Alagoas.
O nome de
Casimiro deve ser levado pelo PR, partido que está no comando do ministério na
últimas duas décadas, ao presidente Michel Temer como sendo o de consenso do
partido. Como agrada à maior parte das bancadas da Câmara e do Senado, as
chances do diretor-geral do DNIT são elevadas. Mas não há ainda decisão do
governo sobre a mudança, que agora ficará condicionada às negociações para uma
provável candidatura do presidente à reeleição.
O nome de
Casimiro despontou após a desistência do senador Wellington Fagundes (PR-MT) de
assumir o cargo. Ele seria o nome preferido do planalto, mas optou por disputar
o governo do Mato Grosso contra o atual governador Pedro Taques (PSDB).
As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.
Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.
O outro nome
que também não topou assumir o ministério foi o ex-deputado Bernardo Santana,
de Minas Gerais. Ele preferiu disputar as eleições deste ano, após ter sido
barrado pela Lei da Ficha Limpa na eleição anterior. O MDB também tenta
emplacar nomes para o cargo, mas a manobra é considerada muito pouco provável.
Seja o primeiro a comentar