A VLI,
empresa de soluções logísticas que integram portos, ferrovias e terminais, está
investindo na ampliação da frota de vagões utilizadas na Ferrovia Norte-Sul com
a aquisição de 240 unidades da fabricante Greenbrier Maxion. Divididas em dois
lotes, 238 unidades do modelo Hopper – HFT entraram em operação este mês. Dois
vagões com entrega prevista para julho são do modelo Hopper – HTT e serão
testados pela empresa no trecho.
O
investimento está alinhado à estratégia de alavancar o corredor logístico Centro-Norte
e vai aumentar a agilidade no escoamento dos grãos que saem do interior do
país, passam pelos Terminais Integradores de Porto Nacional ou Palmeirante, em
Tocantins, e seguem até Porto do Itaqui, em São Luís (MA).
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Os modelos
Hopper são utilizados para transporte de grãos, açúcar, milho, soja, farelo,
entre outros. Dotadas de um sistema de carga e descarga mais eficiente, as
unidades novas também possuem o sistema “motion control” de alto desempenho,
que reduz o atrito entre as rodas e o trilho, gerando menor consumo de
combustível e menos desgaste.
Capacidade e
eficiência
O corredor
logístico Centro-Norte passa a contar com quase 2.900 vagões, sendo o Hopper o
modelo mais utilizado. De 2015 para cá, a frota utilizada na Ferrovia Norte-Sul
foi quadruplicada.
A VLI
movimentou volume recorde de grãos em 2017 no corredor alcançando 5,8 milhões
de toneladas ante 4,2 milhões registrados em 2015. O desenvolvimento de novas
demandas agrícolas nas áreas do Matopiba, nordeste do Mato Grosso, sul do Pará
e norte de Goiás é acompanhado pela empresa. “O plano de negócios da VLI tem um
olhar especial para essa região. Apostamos no fomento dessa fronteira agrícola
e avançamos nos últimos anos para dar suporte a todo crescimento. Aportes como
esse reforçam o conceito de integração entre modais, capacidade e eficiência em
toda a operação”, ressalta Fabiano Rezende, gerente do Corredor Centro-Norte da
VLI.
Sobre a VLI
A VLI tem o
compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da
integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as
ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais
intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao
transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos
da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES).
Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista
Você S/A, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões
Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.
– Fonte: http://omaranhense.com/fns-amplia-frota-de-vagoes-em-quase-10/
Leia Mais: Ferrovia
Centro Atlântica (VSPT3 e VSPT4) teve lucro de R$ 7.38 milhões em 2017
Seja o primeiro a comentar