O Procon Santos realizou uma fiscalização nas oito estações
do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Santos, no litoral paulista, na manhã
desta quarta-feira (7). O objetivo da ação era verificar se os direitos dos
consumidores estão sendo cumpridos e respeitados e constatar possíveis
problemas.
De acordo com o coordenador do Procon-Santos, Rafael
Quaresma, a fiscalização constatou que a Estação Porto não tem a relação dos
pontos de vendas das passagens. Todas as outras continham a informação
dos pontos credenciados para as compras em dinheiro.
Porém, Quaresma afirma que foi verificado um problema em
relação aos locais de venda. Ele explica que o horário de funcionamento dos
pontos é menor do que o de circulação do VLT, com exceção de apenas dois pontos
que ficam abertos 24 horas próximos às estações Washington Luís e Conselheiro
Nébias.
Os locais de venda funcionam geralmente até as 20h,
sendo que os passageiros podem embarcar no VLT até as 23h30. Então, o
consumidor que quiser pagar a passagem em dinheiro não tem onde comprar e acaba
sendo prejudicado.
Além disso, o Procon constatou que há apenas uma máquina em
cada estação para recarregar o cartão transporte ou comprar a passagem no
débito. Segundo o órgão, as estações ficam movimentadas mesmo fora dos horários
de pico. Seria possível colocar mais uma máquina no local. Acredito que
vamos sugerir isso ao consórcio, pois dobraria a capacidade do
atendimento.
Quaresma ainda explica que essa fiscalização irá gerar um
relatório, que será encaminhado para o Ministério Público Estadual, que
acompanhou a dirigência. Em seguida devemos marcar uma reunião com a
Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e com a BR Mobilidade para
compartilhar nossas conclusões e solicitar providências.
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