A CPTM
inaugurou na manhã de sábado (31 de março) a Linha 13-Jade e abriu assim uma
perspectiva de mobilidade mais ágil do Centro de São Paulo ao Aeroporto
Internacional de Guarulhos. Após anos de promessas políticas, o projeto de
ligação ferroviária foi concretizado, com investimento total de R$ 2,3 bilhões.
“Estamos unindo o sistema de trem da CPTM com o Metrô e o Aeroporto. É uma
grande conquista para a qualidade de vida para população e um estímulo
fundamental para o desenvolvimento não só das duas cidades envolvidas
diretamente, mas também do Brasil. E a história de que o trem sairia antes é
fake news, pois a licitação é que conta e isso ocorreu há pouco tempo”, afirmou
o governador Geraldo Alckmin.
A Linha 13-Jade compreende três estações: Engenheiro Goulart, na Zona Leste de
São Paulo, Cecap e Aeroporto, em Guarulhos. A última dispõe de uma passarela
para o Terminal 1, onde ocorrem partidas e chegadas das companhias aéreas Azul
e Passaredo. A extensão de vias férreas de 12,2 quilômetros passa por sobre as
rodovias Presidente Dutra, Ayrton Senna e Helio Smidt, além dos Rios Tietê e
Baquirivú-Guaçú. As obras incluem um viaduto estaiado, bicicletários e
passarelas que levam a outras modalidades de transporte, como os serviços de
ônibus e táxis.
O início da operação da Linha 13-Jade se dá com composições da série 9.500 da
Hyundai-Rotem. Elas fazem parte do lote de 65 trens novos comprados
recentemente pela CPTM. As unidades possuem salão contínuo (passagem livre
entre os carros), monitoramento com câmeras na parte externa e interna e são
acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou com deficiência. Há ainda
monitores digitais internos com noticiário, anúncios e prestação de serviços.
A partir de 2019, os trens serão substituídos pela frota permanente da
Linha-13: serão oito composições que, além da tecnologia citada acima, irão
dispor de bagageiros para malas maiores dos passageiros. Esses trens estão
sendo fabricados pelo consórcio Temoinsa Sifang. No primeiro mês de atividade,
a Linha 13-Jade funcionará nos moldes da operação assistida, com intervalos de
30 minutos, aos sábados e domingos, das 10h às 15h. O percurso será feito em 15
minutos entre as três estações o usuário poderá fazer baldeação para a Linha
12-Safira.
No segundo mês, a operação ocorrerá no mesmo horário, ampliada para todos os
dias na semana. O formato visa à segurança dos passageiros – é neste período
que o comportamento dos equipamentos e sistemas novos são avaliados para as
devidas correções. Até esta fase, a tarifa não será cobrada. A partir do
terceiro mês, a operação será das 4h à meia-noite. Também funcionará o Connect,
com trens que sairão da Estação Brás – região comercial de forte apelo em São
Paulo – até a Estação Aeroporto, nos horários de pico (das 5h às 9h e das 16h
às 20h), sem a necessidade de baldeação. O percurso terá duração de cerca de 35
minutos, com o trem parando em todas estações para embarque e desembarque. O
valor da tarifa será o mesmo do trem metropolitano: R$ 4.
Depois do quarto mês, entrará em operação o serviço Airport-Express, que levará
os usuários diretamente, sem parada para embarque e desembarque, da Estação
Aeroporto até a Estação da Luz – no Centro de São Paulo -, com transferência
para outras linhas da CPTM e do Metrô. O percurso será realizado em cerca de 35
minutos e os trens partirão em quatro horários programados nos dois sentidos. O
valor da tarifa ainda será definido.
Da Luz até o Aeroporto, a viagem de carro pode levar em média de 40 minutos até
1h30, neste caso, se houver congestionamento. Por isso o Governo do Estado
entende que o novo serviço será muito útil tanto aos guarulhenses que precisam
ir e vir a São Paulo, como aos executivos e turistas, entre outros, que
precisam do aeroporto. A expectativa da CPTM é de 120 mil usuários/dia na Linha
13-Jade.
Para chegar aos Terminais aéreos 2 e 3, o público terá seis ônibus gratuitos à
disposição, a partir da interligação da Estação Aeroporto com o Terminal 1. O
intervalo entre um coletivo e o outro será inicialmente de 15 minutos, mas essa
operação acompanhará a demanda de viagens da CPTM e do próprio aeroporto,
segundo a Gru Airpoirt, concessionária do Aeroporto de Guarulhos. Ainda de
acordo com a Gru Airport, do Terminal 1 para o 2 a viagem de ônibus está
estimada em 9 minutos. Do Terminal 1 para o 3 (de voos internacionais), o
deslocamento levará 14 minutos, já considerando semáforos, lombadas e
desembarques. Não está prevista a cobrança de tarifa. A maior distância entre
os terminais é de aproximadamente 500 metros.
Em nota, a Gru Airpoirt informa que a falta de uma conexão direta do serviço da
CPTM com os Terminais 2 e 3 atende obrigações contratuais e obras previstas no
Plano de Gestão da Infraestrutura do Aeroporto Internacional de São Paulo,
aprovado em 2013, momento em que se definiu a concessão do espaço à iniciativa
privada. Por ora, a construção de um shopping na área de acesso aos Terminais 2
e 3 do Aeroporto, pela Rodovia Helio Smidt, e que por consequência teria
barrado as passarelas adicionais de deslocamento para os trens, não é confirmada
pela Gru Airpoirt.
ALENTO À
CIDADE-DORMITÓRIO
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A linha
férrea para passageiros volta a Guarulhos após 53 anos. Antes, o chamado
Trem da Cantareira serviu à cidade até o Tucuruvi, na Zona Norte de São Paulo.
Ele foi eternizado pela canção “Trem das Onze”, letra de Adoniran Barbosa e
sucesso de público e crítica com o grupo de samba Demônios da Garoa.
A Linha 13- Jade é um alento para o segundo município mais populoso do Estado,
com 1,4 milhão de habitantes. Dada a necessidade histórica de trabalho de parte
de seus moradores na capital paulista, a alcunha cidade-dormitório sempre
esteve atrelada a Guarulhos, mesmo com o desenvolvimento econômico dos últimos
anos. Ocorre que o uso de ônibus e carros para o deslocamento desse público a
São Paulo está saturado há décadas.
Nos últimos 17 anos, os guarulhenses se acostumaram com propostas e dúvidas da
volta do trem e da chegada do metrô à cidade. Agora, enfim, há uma nova
alternativa para essa população sair mais tarde e chegar mais cedo em casa.
“O povo da nossa cidade já falava nesse tema como uma lenda. Agora temos
projetado e orçado pelo Governo do Estado a extensão para mais quatro bairros
no futuro”, salientou o prefeito Gustavo Henrich Costa, o Guti.
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