Em
comunicado divulgado nesta sexta-feira, dia 24 de agosto de 2018, a Secretaria
de Estado de Transportes do Rio de Janeiro informa que a Linha 4 do Metrô
carioca vem apresentando crescimento constante ao longo dos meses. Segundo a
SET, a linha metroviária alcançou mais um recorde no dia 15 de agosto de 2018,
quando transportou cerca de 182 mil usuários.
A Secretaria
afirma que o comportamento da Linha 4, que conecta a estação General Osório, na
zona sul, à estação Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, contrasta com os
demais modais de transporte público, que nos últimos anos registraram queda de
cerca de 20% na demanda de passageiros.
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A secretaria
alega que o aumento constante no número de passageiros transportados, mesmo sem
a disponibilização do serviço que atenderá ao bairro da Gávea, “comprova o
acerto do Estado na escolha do traçado e a qualidade do serviço prestado pelo
MetrôRio”.
De acordo
ainda com o comunicado, as integrações tarifárias com transportes municipais,
como ônibus e vans legalizadas, impactaram diretamente na ‘curva de adoção’ da
Linha 4.
São citados
os seguintes casos de integração:
No início de
agosto integração com a linha 876 (Hospital Cardoso Fontes x Joatinga), que
pode ser realizada na estação Jardim Oceânico e atende aos bairros do
Itanhangá, Rio das Pedras, Anil e Freguesia de Jacarepaguá, chegando até ao
Hospital Cardoso Fontes. A tarifa integrada é de R$ 5,80;
Em outubro
de 2017 o MetrôRio assinou contrato de integração tarifária com as vans que
atendem à Rocinha e ao Vidigal, nas estações São Conrado, Antero de Quental e
Jardim de Alah. Para usar os dois modais (metrô e vans), os usuários pagam R$
5,80, uma economia de 30% se comparada ao valor integral das passagens;
Há
integrações tarifárias com o sistema BRT nas estações Vicente de Carvalho e
Jardim Oceânico, com tarifa a R$ 6,50, e também com as linhas municipais de
ônibus 603 (Saens Peña x Usina), 608 (Saens Peña x Grajaú), 605 (São Francisco
Xavier x Vila Isabel), 609 (São Francisco Xavier x Méier), 209 (Estácio x São
Cristóvão), 513 (Botafogo x Urca), 913 (Del Castilho x Fundão), 616 (Del
Castilho x Fundão), 611 (Del Castilho x Jacarepaguá) e 614 (Del Castilho x
Alvorada).
O secretário
de Estado de Transportes do Rio de Janeiro, Rodrigo Vieira, afirma que “o
passageiro não quer saber se o transporte é estadual ou municipal. Ele quer
usar com qualidade, tarifa módica e transbordo com eficiência. O que precisamos
é garantir comodidade, qualidade, eficiência e segurança, é esse o nosso
desafio. Conseguimos algumas integrações, mas é preciso avançar mais”.
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