A edição
Julho-Agosto da RF traz uma reportagem especial sobre a primeira unidade
personalizada da Knorr-Bremse, localizada nas instalações da Rumo para bitola
larga (malhas Paulista e Norte), em Rio Claro (SP). O espaço é destinado à
remanufatura e atendimento personalizado para inspeção, reparo e atualização
dos sistemas de freios de vagões. O trabalho faz parte da estratégia da Rumo de
aumentar a segurança e a capacidade de transporte do material rodante a curto e
médio prazos.
A
Knorr-Bremse investiu cerca de R$ 10 milhões na nova unidade. “Trata-se de
um projeto pioneiro no Brasil construído dentro das instalações do cliente.
Graças à confiança da Rumo na Knorr-Bremse, que a elegeu como parceira oficial
na jornada de remanufatura dos sistemas de freios da frota de seus vagões, esse
projeto tornou-se realidade. A parceria entre a Rumo e a Knorr-Bremse é
fundamentada na confiabilidade e em resultados consistentes de segurança
operacional”, destacou Oliver Erxleben, presidente da Knorr-Bremse para a
América do Sul.
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“É uma
parceria importante que vai otimizar a segurança da nossa operação”, afirma
Julio Fontana Neto, presidente da Rumo. “Estamos atentos a todas as
oportunidades que contribuam para o desenvolvimento da indústria ferroviária,
fomentando investimentos e parcerias que tornam a nossa companhia uma
referência no setor”, acrescenta.
A
remanufatura e a manutenção dos sistemas de freios ferroviários da Rumo é um
processo já realizado na sede da Knorr-Bremse em Itupeva, São Paulo, cujas
instalações ocupam uma área de mais de 31 mil metros quadrados, desde 2013. Nos
últimos três anos, a Knorr-Bremse chegou a remanufaturar 5.067 válvulas.
“Esta nova unidade em Rio Claro complementa as nossas operações dedicadas
à Rumo”, enfatizou o diretor de vendas da Knorr-Bremse no Brasil Everton
Pereira.
Sustentabilidade
e resgate histórico
O diretor
disse que comprometimento da Knorr-Bremse com a sustentabilidade vai além do
processo de fabricação. “Consideramos todas as etapas do ciclo de vida do
produto: extração da matéria-prima, meios sustentáveis de produção, devolução
das peças usadas à fábrica e sua devida remanufatura com o intuito de
reinseri-las no mercado”, comentou.
Entre
algumas medidas ambientais incorporadas à nova planta da Knorr-Bremse em Rio
Claro estão: a ventilação do prédio, que permite a circulação de ar do ambiente
externo para o interno e vice-versa, a iluminação natural, inclusive nas linhas
de remanufatura e o sistema inteligente de reuso de água. Adicionalmente, as
salas de testes são envidraçadas para aumentar a segurança do processo de
remanufatura e manutenção de itens dedicados – como as válvulas de controle de
freios – contra partículas de sujeiras do ambiente externo.
A
Knorr-Bremse também teve preocupação em preservar a fachada do prédio escolhido
para ocupar suas novas instalações. “Decidimos recuperar e manter a
fachada original do prédio, por seu grande valor para a história da indústria
ferroviária brasileira”, enfatizou Everton Pereira.
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