A Prefeitura
Municipal de Sorocaba publicou hoje, o primeiro edital de chamamento público
para buscar a viabilização do projeto de VLT no município.
O sistema
proposto, que deverá articular com o também proposto sistema de BRT na cidade,
deverá utilizar a faixa ferroviária da antiga linha tronco da Sorocabana, que
ligava São Paulo à divisa do Mato Grosso do Sul e hoje atende somente os trens
cargueiros da concessionária Rumo, com a proposta de integrar a ferrovia com a
paisagem urbana, requalificando toda a faixa ferroviária como forma de solução
para os problemas sociais impulsionados pela ferrovia com pouca utilização.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A linha que
deverá ligar o distrito de Brigadeiro Tobias, pertencente a Sorocaba à Estação
George Oetterer, já no município de Iperó, contempla duas fases de implantação
do projeto. A primeira, ligando o Centro de Sorocaba (na estação principal da
cidade) até Iperó, com estações intermediárias no trecho.
Na conclusão
da linha, o sistema deverá contar com uma base operacional em Brigadeiro
Tobias, além de 10 estações no trecho compreendido de ponta a ponta da linha.
O sistema
deverá ser elétrico e compartilhar a via com os trens de carga da Rumo, que já
não possuem grande frequência no trecho.
Segundo
análises preliminares, o sistema terá de transportar aproximadamente 105 mil
passageiros, número superior ao transportado no VLT da Baixada Santista, que é
de 75 mil usuários.
No Brasil, o
sistema de Veículo Leve sobre Trilhos ainda não é bem difundido, apesar de
existir projetos correntes no território. Em operação, podemos o VLT do Cariri
no Ceará, o sistema do Rio de Janeiro e claro, o de Santos. Na década de 90,
operou em Campinas o primeiro projeto do tipo no Brasil, que precocemente fora
desativado dado o isolamento do modal frente à cidade, o que resultava em baixa
ocupação e operação custosa demais para os cofres do Governo Estadual e da
então operadora, Fepasa.
Fonte: https://viatrolebus.com.br/2018/08/vlt-de-sorocaba-busca-viabilidade-com-publicacao-de-novo-edital/
Be the first to comment