Centenas de
moradores lotaram recentemente as ruas do centro histórico da cidade de Cuenca,
a terceira maior cidade do Equador, capital da província de Azuay, para
assistir ao teste inaugural da primeira linha de Veículo Leve Sobre Trilhos –
VLT da cidade equatoriana.
O trem de
piso baixo fabricado pela Alstom de modelo Citadis deve operar em uma linha
10,2 km. A fabricante está fornecendo além do material rodante, sistema de
energia e sinalização. O bonde deve atender cerca de 120 mil passageiros por
dia. Por isso, será considerado o maior sistema de transporte da cidade.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A construção
começou em novembro de 2013 e o projeto estava previsto para ser concluído no
final de 2015, mas o trabalho foi interrompido quando a cidade rescindiu
unilateralmente seu contrato com o Consórcio Cuatro Rios de Cuenca (CCRC),
responsável pelas obras civis.
No final do
ano passado, a cidade firmou contrato com a ACTN , um consórcio da Alstom, a
CIM, o NGE Group (incluindo sua subsidiária TSO track) para concluir o projeto.
O Metro
Tenerife será responsável por administrar a fase de pré-operações por sete
meses, bem como a operação comercial da linha por três anos a partir de sua
abertura em março de 2019.
Seja o primeiro a comentar