A linha
5-lilás do metrô de São Paulo começou a operar em horário normal a partir deste
sábado (13). A via liga o Capão Redondo, no extremo da zona sul da cidade, à
Chácara Klabin, também na zona sul, e faz conexão com outras duas linhas do
metrô: a azul (na estação Santa Cruz) e a verde (na Klabin).
O teste de
fogo, porém, será nesta segunda-feira (15), em seu primeiro dia útil de
operação completa, das 4h40 à meia-noite. A linha, operada pela concessionária
ViaMobilidade, ganhou três novas estações às vésperas do primeiro turno das
eleições, mas vinha operando em horário reduzido, para teste.
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Foram
justamente as inaugurações das estações Hospital São Paulo, Santa Cruz e
Chácara Klabin, ocorrida no dia 28 de setembro, que possibilitaram a conexão da
linha 5 às linhas 1-azul e 2-verde. A abertura das estações fez parte da agenda
do governador Márcio França (PSB), candidato à reeleição e que agora enfrenta o
tucano João Doria no segundo turno da disputa.
Em obras há
20 anos e com previsão de entrega para 2014, a linha 5 não está concluída.
Ainda resta no meio do caminho a estação Campo Belo, com término marcado apenas
para o final deste ano. Quando estiver pronta, a linha 5-lilás terá a
capacidade para transportar até 800 mil passageiros ao dia, segundo estimativa
da concessionária ViaMobilidade.
MARATONA DE
INAUGURAÇÕES
A
inauguração de estações do transporte sobre trilhos vem seguindo um calendário
conhecido pelos paulistanos: na maioria dos casos, em anos eleitorais. Só em
2018, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), entregou dez estações, mais do
que ele havia inaugurado nos seis anos anteriores.
Desde a
saída de Alckmin, Márcio França entregou a estação AACD/Servidor, em agosto, e,
em setembro, mais três. Todas as obras de expansão do metrô paulista estão
atrasadas ou paralisadas.
A conexão da
linha 5-lilás com o restante da malha metroviária era aguardada por moradores
do extremo sul da cidade de São Paulo, que passaram a ter seu acesso facilitado
à região central e à avenida Paulista.
A linha
5-lilás foi prometida para 2014, mas teve sucessivos atrasos. As obras foram
iniciadas em 1998, ainda no governo do tucano Mário Covas. A inauguração das
primeiras seis estações, num percurso de 9,4 km, ocorreu em 2002. Mas a
operação comercial só se tornou plena (todos os dias e em horário estendido) em
2008.
Nos
primeiros anos, a linha sofreu com a baixa adesão, já que ficava distante de
outras estações do metrô. A ociosidade chegou a custar R$ 2,8 milhões ao mês à
companhia (diferença entre a arrecadação e a manutenção do trecho).
Em 2010,
mais um tropeço no histórico da linha: uma reportagem da Folha mostrou que as
empresas que venceriam os lotes para a segunda etapa do ramal (entre as
estações Largo Treze e Chácara Klabin) já eram conhecidas seis meses antes da
licitação.
A reportagem
causou a suspensão da licitação e a abertura de investigações pelo Ministério
Público. O caso segue na Justiça. Em 2011, Alckmin decidiu avançar as obras com
os contratos suspeitos, contrariando recomendação da Promotoria.
DIRETO A CUMBICA
A partir
desta terça (16), o paulistano também vai ter à disposição o Airport-Express,
serviço de trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que fará
viagens diretas entre a estação da Luz e a região do aeroporto de Cumbica —a
estação aeroporto foi entregue em 2018, com 14 anos de atraso.
Prevista
pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) para começar em agosto,
essa viagem sem paradas vai custar R$ 8 e será feita em até 35 minutos. Após
chegarem à estação Aeroporto, os passageiros têm ainda que pegar um ônibus para
acessarem os terminais dois e três de Cumbica. Os veículos partem em intervalos
de até meia hora, obedecendo o ritmo de chegada dos passageiros dos trens.
Na terça, o
primeiro trem sairá às 10h da estação da Luz.
A partir
daí, as partidas da Estação Aeroporto-Guarulhos seguirão os seguintes horários:
9h, 11h, 13h, 15h e 21h. Na Luz, serão quatro saídas: 10h, 12h, 14h, 16h e 22h.
O Airport-Express vai funcionar de segunda a sexta-feira.
Já o serviço
Connect, que liga a estação Brás a Cumbica, funciona desde o dia 3 deste mês e
custa R$ 4. Diferentemente do Airport-Express, os trens param nas estações da
linha 13-jade.
Durante a
semana, o serviço opera às 6h20, 7h, 7h40, 19h, 18h40 e 19h20. Aos sábados são
apenas três horários: 6h25, 7h05 e 7h45. O Connect não funciona aos domingos.
COMO
FUNCIONA O TRANSPORTE ATÉ CUMBICA
Linha
13-jade
Trajeto:
estações Eng. Goulart, Guarulhos-Cecap e Aeroporto-Guarulhos
Tempo de
trajeto: 15 min
Intervalo
entre trens: 30 min
Tarifa: R$ 4
Quem
administra: CPTM
Ônibus até
os terminais
Funcionamento:
igual ao da linha 13-Jade
Trajeto:
terminais 1, 2 e 3 do aeroporto de Guarulhos
Tempo de
trajeto:
– Até o
terminal 1: 2 minutos
– Até o
terminal 2: 9 minutos
– Até o
terminal 3: 14 minutos
Intervalo
entre ônibus: 15 min
Tarifa:
grátis
Quem
administra: concessionária GRU Airport
Trem
expresso Connect
Trajeto:
estações Brás e Aeroporto (com paradas)
Tempo de
trajeto: 35 min
Tarifa: R$ 4
Quem
administra: CPTM
Trem
expresso Airport-Express
Trajeto:
estações Luz e Aeroporto (sem paradas)
Tempo de
trajeto: 35 min
Tarifa: R$ 8
Quem
administra: CPTM
Primeira
promessa de entrega: início de 2005, pelo governo Geraldo Alckmin (PSDB)
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