O intervalo
entre trens na Linha 5-Lilás é de quase três minutos (179 segundos) no horário
de pico. Já nos horários de vale – menor movimento -, o intervalo médio é de um
pouco mais de cinco minutos (321 segundos). As demais linhas do Metrô SP (1-
Azul; 2-Verde; 3-Vermelha e 4-Amarela) operam com intervalo médio menor no
horário de pico (128, 136, 111 e 106 segundos, respectivamente), com exceção do
monotrilho da Linha 15-Prata, cujo headway é de 444 segundos.
A Linha
5-Lilás opera com o sistema de sinalização CBTC (sigla em inglês para Controle
de Trens Baseado em Comunicação) desde fevereiro de 2017, fornecido pela
Bombardier. A ViaMobilidade, responsável pela operação e manutenção da linha,
recebeu do governo uma frota de 34 trens. Parte são da frota F, formada por
oito carros entregues em 2001 (fabricação Alstom/CAF/Adtranz/Siemens) e parte
da P, que são 26 trens fabricados pela CAF.
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“Essa linha tem
como premissa fazer a integração com as linhas 1-Azul e 2-Verde do Metrô e 9 da
CPTM. Nossa grande referência é a Linha 4-Amarela, que tem padrão de qualidade
reconhecido”, disse o diretor de Operações da concessionária, Francisco
Pierrini, após a inauguração da estação AACD, em agosto.
Com as
inaugurações das três novas estações (Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara
Klabin), na semana passada, a Linha 5-Lilás passou a fazer interligação com
outros dois ramais do metrô, as linhas 1-Azul e 2-Verde. Agora a linha, que
atualmente recebe por dia cerca de 320 mil pessoas, deverá transportar 855 mil
passageiros diariamente, segundo dados do Metrô de SP.
As três
estações que foram inauguradas na semana passada devem receber, ao todo, uma
demanda prevista de 243.370 usuários novos/dia, diz o Metrô. A estação que deve
receber a maior demanda é a Santa Cruz, que possui conexão com a linha 1-Azul
(Jabaquara-Tururuvi), com 138.430 novos usuários.
Inicialmente,
a concessionária ViaMobilidade vai operar as três novas estações todos os dias,
das 10h às 15h, com cobrança de tarifa, no formado conhecido como “operação
reduzida”. O horário de atendimento dessas estações será ampliado
gradativamente até chegar à operação plena. Para que a linha fique completa
faltará apenas a estação Campo Belo, no meio do ramal, prevista para ser
entregue em dezembro.
A
ViaMobilidade, consórcio formado pelo Grupo CCR e pela RuasParticipações,
assumiu a Linha 5-Lilás no último dia 4 de agosto. A empresa, formada pelas
empresas CCR e RUASinvest, venceu a licitação para concessão das linhas 5-Lilás
e 17-Ouro, que está em construção, ao oferecer ao governo do estado outorga
fixa de R$ 553,8 milhões. A concessionária passou a administrar a rede pelo
período de 20 anos. Ao longo de todo o prazo da permissão, a expectativa é de
R$ 3 bilhões em investimentos.
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